Em nota divulgada por sua assessoria de imprensa, o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, lamentou o incêndio que destruiu o Museu Nacional na noite de ontem.
“É com muito pesar que o prefeito Marcelo Crivella acompanha o trágico incêndio que destruiu o acervo do Museu Nacional”, diz a nota.
Nela, a prefeitura do Rio sustenta que, desde os primeiros momentos, colocou seus principais recursos à disposição do combate ao fogo.
Desde o Centro de Operações Rio, passando pela Defesa Civil, Guarda Municipal, CetRio, Comlurb até a Rio Luz, que atuaram para ajudar no que fosse possível, coordenando desde o isolamento do perímetro, envio de carros-pipa e geradores de energia até o controle do trânsito no entorno.
“Trágico incidente que destruiu um palácio marcante da nossa história. É um dever nacional reconstruí-lo das cinzas, recompor cada detalhe eternizado em pinturas e fotos e, ainda que não seja o original, continuará a ser para sempre a lembrança da família imperial que nos deu a independência, o império, a primeira constituição e a unidade nacional”, diz a prefeitura.
Também em nota, o governador Luiz Fernando Pezão também externou tristeza pelo ocorrido: “É um dia de profunda tristeza para todos nós brasileiros. Difícil expressar tamanha perda de construção e acervo de valores inestimáveis. Perdemos uma referência do país. Perdem o patrimônio histórico mundial, a cultura, a
ciência, a educação. Perdem os brasileiros e o mundo. Manifesto a minha solidariedade aos funcionários da instituição”.