Atualização. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou o ajuste da bandeira vermelha para o patamar 1. Os dados foram corrigidos após ajustes do Programa Mensal de Operação pelo Operador Nacional do Sistema (ONS).
Com isso, a cobrança adicional na conta de luz, que impacta o custo da energia elétrica para consumidores residenciais e empresas, será inferior ao valor inicialmente previsto, apesar de ainda implicar em aumento na tarifa.
“A Aneel solicitou para a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) avaliação das informações e recálculo dos dados, o que indicou o acionamento da bandeira vermelha patamar 1”, disse a Aneel em nota.
A bandeira tarifária é um mecanismo que aumenta o valor da conta de luz em períodos de baixa chuva e elevado consumo de energia, visando evitar o desperdício. Os recursos são destinados a uma conta específica do governo, utilizada para medidas como a mitigação da crise hídrica.
Conforme a Aneel, a correção foi realizada após a “retificação de informações do programa Mensal de Operação (PMO), de responsabilidade do Operador Nacional do Sistema (ONS)”.