A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) rejeitou, por unanimidade, a importação e o uso da vacina russa Sputnik V pelo Brasil. A decisão foi tomada na noite desta segunda-feira (26).
Agora, segundo o jornal “O Estado de S. Paulo”, a expectativa entre os governadores do Nordeste é de que o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF) autorize a compra dos imunizantes.
Os políticos acham que não foi convincente a justificativa da agência. O diretor da Anvisa, Alex Machado Campos, que é o relator do pedido, considerou que o imunizante pode trazer riscos à saúde. Além disso, foram apontadas falhas e pendências na documentação apresentada pelo fabricante. Ele se baseou em pareceres técnicos de três gerências da Anvisa, que fizeram uma apresentação no início da reunião.
Os governadores do Nordeste devem enviar, entre hoje e amanhã, informações colhidas com os russos para a Anvisa e o STF. Não há prazo para Lewandowski se manifestar, mas interlocutores dele dizem que o combate à pandemia é a principal prioridade neste momento. Ele analisará com cautela argumentos dos dois lados.