Alerta. Uma nova onda de calor deve afetar a região Centro-Sul do Brasil a partir da próxima sexta-feira (28) e seguir até pelo menos o dia 5 de março, com temperaturas acima da média e a possibilidade de recordes históricos em algumas áreas.
A Climatempo alerta que o fenômeno atingirá especialmente os estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, incluindo locais como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, parte de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul.
A extensão e a intensidade do fenômeno ainda estão sendo analisadas, mas já é possível afirmar que será uma nova onda de calor, e não uma ampliação da que já afeta o Sul. Este será o quinto evento do tipo em 2025 e o quarto no Sul, que já registrou três ondas de calor em menos de dois meses. Cidades como Quaraí (RS) alcançaram recordes históricos, com temperaturas superiores a 44ºC.
Além disso, o início de março promete ser quente para a maior parte do Brasil, com o centro-leste do país e a região amazônica experimentando temperaturas elevadas. Também é prevista a desconfiguração do fenômeno La Niña, com retorno a uma fase neutra, o que impactará o regime de chuvas e a entrada de massas de ar frio.
Para o mês de março, a previsão indica:
- Sul: Temperaturas muito altas até o dia 10 de março, com possíveis pancadas de chuva e risco de tempestades com granizo. Na segunda quinzena, a frequência de massas de ar frio deve equilibrar as temperaturas.
- Sudeste: Calor intenso até o dia 8 de março, com chuvas mal distribuídas. A segunda quinzena verá aumento nos volumes de chuva em algumas áreas, com tendência de temperaturas mais amenas nos últimos dez dias do mês.
- Centro-Oeste: Calor e umidade elevada, com fortes pancadas de chuva. Na segunda quinzena, a chuva tende a diminuir em algumas áreas.
- Nordeste: Chuvas intensas no norte da região, com o tempo abafado na faixa leste. No sul, o calor será mais prolongado e intenso.
- Norte: O “inverno amazônico” começa com chuvas mais frequentes, principalmente na costa norte e centro-norte da região.
O cenário climático para março indica um mês de intensas variações térmicas e chuvas irregulares, com alguns locais enfrentando períodos de calor extremo.
