Dia da educação não sexista é aprovado na ALERJ

  • Icon instagram_blue
  • Icon youtube_blue
  • Icon x_blue
  • Icon facebook_blue
  • Icon google_blue

O projeto visa fortalecer a luta em favor de uma educação voltada para a construção da igualdade entre homens e mulheres.

POR Redação SRzd02/08/2006|2 min de leitura

Dia da educação não sexista é aprovado na ALERJ
| Siga-nos Google News

A Assembléia Legislativa aprovou ontem (01/08), em primeira discussão, projeto de lei que institui no calendário oficial do Estado do Rio o Dia da Educação Não-Sexista.

A data será comemorada, anualmente, no dia 21 de junho. De acordo com a autora, deputada estadual Inês Pandeló (PT), o projeto tem o objetivo de estimular a discussão, o debate sobre a igualdade de gêneros (entre homens e mulheres), e a educação cumpre um papel fundamental na formação do indivíduo.

O projeto visa fortalecer a luta e desenvolver ações por uma educação voltada para a construção da igualdade entre homens e mulheres.

– O sexismo constitui uma grave ameaça à democratização e ao pleno exercício dos direitos humanos, porque exclui, discrimina e limita a participação das mulheres. Esta discriminação começa na infância e se estende e se aprofunda na vida adulta. Precisamos implementar idéias e valores que não reforcem a concepção de um mundo masculino superior ao feminino; que não limitem a capacidade e autonomia feminina; ao contrário, estabeleçam condições de igualdade de oportunidades para ambos – acredita.

Movimento pelo fim da discriminação

O movimento feminista trabalha com essa data desde o Encontro de Educadoras Populares do Cone Sul, realizado no Paraguai em setembro de 1990, e teve como lema “A construção da identidade da mulher como uma contribuição aos processos de democratização nos paises do Cone Sul”. Na ocasião, surgiu a proposta de desenvolver a cada 21 de junho uma atividade comum sob o mote: “Trabalhemos por uma Educação Humana Não-Sexista”. Desde então, a data vem sendo comemorada em diversos países por organizações e pessoas envolvidas com o desenvolvimento de ações educativas com uma perspectiva de justiça nas relações de gênero.

Notícias Relacionadas

Ver tudo
Brasil
Ronaldinho surpreende torcida ao falar da Seleção Brasileira

Eita! Ronaldinho surpreendeu a torcida canarinho e disse que vai abandonar a Seleção Brasileira. O ex-atacante disse que não vai acompanhar os jogos do Brasil na Copa América, este ano. Segundo ele, está faltando tudo! Ronaldinho Gaúcho foi pentacampeão mundial com a seleção em 2002, último título conquistado pelo país em mundiais e é considerado […]

Ronaldinho surpreende torcida ao falar da Seleção Brasileira

1 min de leitura

Brasil
Boi Garantido inicia translado de alegorias para o Bumbódromo; veja fotos

Festival de Parintins 2024. O Boi-Bumbá Garantido iniciou o translado das alegorias que comporão o espetáculo na arena do Bumbódromo nas três noites do Festival Folclórico de Parintins em 2024. A operação iniciou com salva de fogos de artifícios durante todo o trajeto, uma forma de anunciar que a festa vai começar. Os primeiros módulos […]

Boi Garantido inicia translado de alegorias para o Bumbódromo; veja fotos

3 min de leitura

Brasil
Parintins: TV A Crítica exibe editorial após Globo ficar de fora da transmissão

Festival de Parintins 2024. A festa na ilha do Amazonas está cada vez mais próxima. No último final de semana de junho, dias 28, 29 e 30, os bois-bumbás Caprichoso e Garantido disputarão o título de campeão da 57ª edição do festival. E mesmo antes do espetáculo, o Festival já ganhou o noticiário nacional. Acontece […]

Parintins: TV A Crítica exibe editorial após Globo ficar de fora da transmissão

4 min de leitura

Brasil
Globo não vai mais transmitir o Festival de Parintins

Festival de Parintins 2024. A festa na ilha do Amazonas está cada vez mais próxima. No último final de semana de junho, dias 28, 29 e 30, os bois-bumbás Caprichoso e Garantido disputarão o título de campeão da 57ª edição do festival. E nesta quinta-feira (13), a Rede Globo surpreendeu os fãs da festa ao […]

Globo não vai mais transmitir o Festival de Parintins

2 min de leitura