Prepare o bolso: com bandeira vermelha em maio, conta de luz fica mais cara em todo o país
A Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel, informou nesta sexta-feira (30), que a conta de luz terá bandeira vermelha no mês de maio. Com isso, será cobrada uma taxa adicional de R$ 4,69, para cada 100 kWh consumidos. Em abril, as faturas de todo o país foram fechadas na bandeira amarela, que representa R$ […]
PORRedação SRzd30/4/2021|
2 min de leitura
A Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel, informou nesta sexta-feira (30), que a conta de luz terá bandeira vermelha no mês de maio. Com isso, será cobrada uma taxa adicional de R$ 4,69, para cada 100 kWh consumidos. Em abril, as faturas de todo o país foram fechadas na bandeira amarela, que representa R$ […]
| Siga-nos
A Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel, informou nesta sexta-feira (30), que a conta de luz terá bandeira vermelha no mês de maio. Com isso, será cobrada uma taxa adicional de R$ 4,69, para cada 100 kWh consumidos.
Em abril, as faturas de todo o país foram fechadas na bandeira amarela, que representa R$ 1,34 a mais, a cada 100 kWh. Segundo a Aneel, o “agravamento” da bandeira tem relação com a época do ano, já que o mês de maio marca o início da estação seca em boa parte do Brasil. O cenário, diz a agência, sinaliza um “patamar desfavorável de produção” de eletricidade:
“Essa conjuntura sinaliza patamar desfavorável de produção pelas hidrelétricas e elevada necessidade de acionamento do parque termelétrico, pressionando os custos relacionados ao risco hidrológico (GSF) e o preço da energia no mercado de curto de prazo (PLD). A conciliação desses indicadores levou ao acionamento do patamar 1 da Bandeira Vermelha”, informou a Aneel.
A Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel, informou nesta sexta-feira (30), que a conta de luz terá bandeira vermelha no mês de maio. Com isso, será cobrada uma taxa adicional de R$ 4,69, para cada 100 kWh consumidos.
Em abril, as faturas de todo o país foram fechadas na bandeira amarela, que representa R$ 1,34 a mais, a cada 100 kWh. Segundo a Aneel, o “agravamento” da bandeira tem relação com a época do ano, já que o mês de maio marca o início da estação seca em boa parte do Brasil. O cenário, diz a agência, sinaliza um “patamar desfavorável de produção” de eletricidade:
“Essa conjuntura sinaliza patamar desfavorável de produção pelas hidrelétricas e elevada necessidade de acionamento do parque termelétrico, pressionando os custos relacionados ao risco hidrológico (GSF) e o preço da energia no mercado de curto de prazo (PLD). A conciliação desses indicadores levou ao acionamento do patamar 1 da Bandeira Vermelha”, informou a Aneel.