Pesquisa presidencial realizada pelo BTG – banco que o ministro da Economia, Paulo Guedes, é fundador, em parceria com a empresa de comunicação FSB, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, segue na liderança com 41% das intenções de votos. Em seguida, aparece o presidente Jair Bolsonaro, do PL, com 34%.
Em relação ao levantamento anterior, Lula teve uma redução de 3%, mesmo número em que Bolsonaro cresceu, tanto no primeiro quanto no segundo turno, apontam os dados divulgados nesta segunda-feira (8).
Leia também:
+ Sem espaço para o amor: Lulistas e bolsonaristas infelizes com casamento
+ ‘Apunhalado nas costas’: Luxemburgo desabafa após ter candidatura negada
O candidato do PDT, Ciro Gomes, foi o terceiro mais citado com 7%. Na sequência, Simone Tebet, do MDB, marcou 3% das intenções de votos. André Janones, do Avante, com 2%, político que deixou a disputa para apoiar Lula. José Maria Eymael, do DC, e Pablo Marçal, do Pros, apareceram com 1%, cada. Os demais candidatos não pontuaram.
Os entrevistados que disseram que não votariam em nenhum dos nomes apresentados, ou votariam em branco ou nulo, somam juntos 7%. Já os que não souberam responder são 3%
Segundo turno
Em uma eventual disputa de segundo turno, Lula ficou com 51%, enquanto Bolsonaro teve 39%. O petista derrota Ciro Gomes por 47% a 32% e Simone Tebet por 50% a 29%.
Ciro leva vantagem diante de Bolsonaro com 48% das intenções de voto contra 41% do atual presidente, que vence apenas a candidata do MDB, Tebet, por 44% a 40%.
A pesquisa ouviu duas mil pessoas entre 5 e 7 de agosto, e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-08028/2022. A margem de erro é de dois pontos percentuais para um intervalo de confiança de 95%.