O presidente Michel Temer alterou, na última terça-feira (11), o decreto que garante a presença das Forças Armadas em Roraima. A mudança prorrogou o serviço dos militares no estado da região Norte até o dia 30 de outubro. No decreto original, em vigor desde 28 de agosto, a permanência das tropas estava prevista até esta quarta-feira (12).
O envio de oficiais a Roraima teve como base a medida provisória de Garantia da Lei e da Ordem. As Forças Armadas têm atuado em cidades como Pacaraima, na fronteira com a Venezuela, e Boa Vista, capital do estado, com o objetivo de garantir a segurança de brasileiros e venezuelanos. A tensão na região aumentou com o crescimento do fluxo de imigração de cidadãos do país vizinho no Brasil. Imigrantes buscam fugir da grande crise que atinge a Venezuela.
Por ser o estado de mais fácil acesso aos migrantes, Roraima tem sido a porta de entrada dos venezuelanos no Brasil. De acordo com estimativas da Polícia Federal, o estado já recebeu mais de 130 mil estrangeiros desde o último ano.