Pesquisa divulgada pelo Ipespe, nesta sexta-feira (18), mostra que o ex-prefeito Fernando Haddad, do PT, com 38% das intenções de voto para o Governo de São Paulo, com o apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ex-governador Geraldo Alckmin .
Em segundo lugar aparece o ministro Tarcísio de Freitas, apoiado por Jair Bolsonaro, com 25%. Atual vice-governador, Rodrigo Garcia, do PSDB, candidato do governador João Doria, tem 10%.
O instituto também testou mais quatro cenários com outros candidatos ao governo, inclusive com o nome de Geraldo Alckmin e Guilheme Boulos, do PSOL.
O único cenário em que Fernando Haddad não lidera é quando o nome do ex-governador Geraldo Alckmin é apresentado como candidato ao Palácio dos Bandeirantes. Neste caso, ambos aparecem com 20%.
Confira os cinco cenários simulados pelo Ipespe:
Cenário 1
Fernando Haddad – 20%
Geraldo Alckmin – 20%
Márcio França – 12%
Guilherme Boulos – 10%
Tarcísio de Freitas – 7%
Rodrigo Garcia – 3%
Abraham Weintraub – 2%
Vinícius Poit – 1%
Nenhum / branco / nulo – 19%
Não sabe/ não respondeu – 6%
Cenário 2
Fernando Haddad – 28%
Márcio França – 18%
Guilherme Boulos – 11%
Tarcísio de Freitas – 10%
Rodrigo Garcia – 5%
Nenhum / branco / nulo – 24%
Não sabe/ não respondeu – 4%
Cenário 3
Márcio França – 31%
Tarcísio de Freitas – 15%
Rodrigo Garcia – 6%
Nenhum / branco / nulo – 40%
Não sabe/ não respondeu – 8%
Cenário 4
Fernando Haddad – 33%
Tarcísio de Freitas – 16%
Rodrigo Garcia – 7%
Nenhum / branco / nulo – 39%
Não sabe/ não respondeu – 6%
Sem Alckmin
Quando os nomes dos pré-candidatos ao governo de São Paulo são apresentados sem Geraldo Alckmin, Fernando Haddad lidera com 28%, seguido de França com 18%, Guilherme Boulos com 11%, Tarcísio de Freitas com 10% e Rodrigo Garcia com 5%.
Espontânea
Fernando Haddad também lidera na “espontânea”, quando nenhum nome é apresentado ao entrevistado. O petista aparece com 6% das intenções de votos, seguido de Tarcísio de Freitas com 5%, João Doria com 4%, Márcio França tem 4%, Boulos com 3%, Alckmin com 1%, Rodrigo Garcia tem 1% e Abraham Weintraub aparece com zero.
Dados
O levantamento foi realizado entre 14 e 16 de janeiro e ouviu 1 mil pessoas por telefone. A pesquisa está registrada nos sistemas do TSE sob o código BR-08006/2022. O nível de confiança é de 95,45% e a margem de erro é estimada em 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Leia também:
+ São Paulo envia helicóptero e bombeiros para auxiliar buscas em Petrópolis
+ ‘Cenário quase de guerra’, diz Bolsonaro após sobrevoar Petrópolis