Pesquisa realizada pelo Instituto Ipespe divulgada nesta segunda-feira (25), mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, na liderança de intenção de votos para a eleição presidencial de outubro com uma boa distância do segundo colocado, o presidente Jair Bolsonaro.
Segundo os dados, Lula aparece com 44% na corrida pelo Palácio do Planalto. Bolsonaro, PL, que tenta a reeleição, tem 35%. Em junho, o petista vencia a disputa diante do segundo colocado por 45% a 34%.
Leia também:
+ Oficializado como candidato, Bolsonaro ataca STF, convoca apoiadores para ato e desafia Lula
+ Lula cresce e abre 13 pontos sobre Bolsonaro, aponta pesquisa BTG/FSB
O ex-ministro Ciro Gomes, do PDT, contabiliza 9%, mesmo número do último levantamento. A senadora Simone Tebet, do MDB, subiu de 3% para 4%.
André Janones, do Avante, marcou 2%. Pablo Marçal, do Pros e Luiz Felipe D’Avila, do Novo, tiveram 1%. Vera Lúcia, do PSTU, Sofia Manzano, do PCB, Luciano Bivar, do União Brasil, Eymael, do DC, e Leonardo Péricles, UP, não chegaram a 1%.
Nulos, brancos, ou que não votariam em nenhum dos candidatos somam 4%. Não sabem ou não responderam representam 2% dos entrevistados.
Confira os números:
Lula (PT) – 44%
Jair Bolsonaro (PL) – 35%
Ciro Gomes (PDT) – 9%
Simone Tebet (MDB) – 4%
André Janones (Avante) – 2%
Pablo Marçal (Pros) – 1%
Felipe D’Ávila (Novo) – 1%
Vera Lúcia (PSTU) – 0%
Sofia Manzano (PCB) – 0%
Luciano Bivar (União Brasil) – 0%
Eymael (DC) – 0%
Leonardo Péricles (UP) – 0%
Branco/Nulo/Nenhum/Não iria votar – 4%
Não sabe/não respondeu – 2%
Segundo Turno
A pesquisa Ipespe simulou cinco cenários para o segundo turno. Se a eleição fosse hoje, Lula derrotaria Bolsonaro por 53% a 36%, uma diferença de 17 pontos percentuais. Já 11% declararam votar em branco ou nulo, não votar ou não saber em que votar.
O petista também leva vantagem sobre Ciro (53% a 29%) e Tebet (55% a 23%). Já Bolsonaro aparece atrás de Ciro (41% a 46%) e em situação de empate técnico, porém à frente de Simone Tebet (41% a 39%).
O estudo foi feito entre os dias 20 e 22 de julho, a pedido da XP Investimentos, e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-08220/2022. Foram realizadas duas mil entrevistas telefônicas com eleitores com 16 anos ou mais, de todas as regiões do Brasil, respeitando a proporção da população.
A margem de erro máximo estimada é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,45%. Ou seja, se 100 pesquisas fossem realizadas, ao menos 95 apresentariam os mesmos resultados dentro desta margem.