Pesquisa Quaest, encomendada pelo banco Genial e divulgada nesta quarta-feira (14), mostra que o ex-presidente Lula, do PT, segue na liderança da disputa presidencial com 42% das intenções de voto. O presidente Jair Bolsonaro, do PL, aparece como segundo colocado, com 34%.
No levantamento anterior feito pelo mesmo instituto, o petista tinha 44%. A variação negativa ocorre dentro da margem de erro, de dois pontos percentuais. O atual mandatário da República manteve o mesmo índice.
Leia também:
+ Vera Magalhães é atacada por deputado bolsonarista após debate da TV Cultura; assista
+ Ex-ministro de Bolsonaro avalia discurso: ‘Ficar em paz, sem ser preso’; vídeo
Depois aparecem Ciro Gomes, do PDT, com 7%, e Simone Tebet, do MDB, com 4%. Felipe D’Avila, do Novo, e Soraya Thronicke, do União Brasil, empatam com 1%. Vera Lúcia, do PSTU, José Maria Eymael, do DC, Leonardo Péricles, do UP, Sofia Manzano, do PCB, e Padre Kelmon, do PTB, não pontuaram.
Os que dizem que irão votar em branco, anular ou deixar de votar somam 5%. A proporção dos indecisos é de 6%.
Segundo Turno
Na projeção de segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o petista aparece com 48% e o atual chefe do governo federal, 40%. No levantamento anterior, Lula tinha 51% e Bolsonaro, 39%. Brancos e nulos ficaram em 8% e indecisos, 4%.
Números da pesquisa
Registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-03420/2022, a pesquisa ouviu presencialmente dois mil eleitores entre 10 e 13 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais e o intervalo de confiança de 95%.