Alerta. A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou na última quarta-feira (14) que a mpox é, mais uma vez, uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII).
A preocupação é com a rápida propagação da “varíola dos macacos”, como era então conhecida a doença, no final de julho de 2022, numa variante nova, que vem acontecendo no continente africano, em especial na República Democrática do Congo (RDC), país que vem registrando somente este ano quase 14 mil casos, incluindo 450 mortes, segundo o último relatório do Centro Africano de Controle e Prevenção de Doenças, o Africa CDC.
Fora da África, até o momento, “o surto continua com um baixo nível de transmissão”, afirmou a OMS. No momento, a avaliação do Ministério da Saúde é de que o risco para o Brasil é baixo.
Por que o alerta? É uma pandemia? Quais são os sintomas da mpox? E a vacinação? Como é a transmissão e o tratamento?
Para responder essas e outras questões sobre a mpox, o SRzd ouviu o doutor Thiago Piccirillo, especialista em insuficiência cardíaca pelo InCor – Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP).
+ assista ao vídeo: