Nova refinaria no Rio de Janeiro vai gerar mais de 200 mil empregos

  • Icon instagram_blue
  • Icon youtube_blue
  • Icon x_blue
  • Icon facebook_blue
  • Icon google_blue

Pedra fundamental será lançada esta semana.

POR Redação SRzd11/06/2006|2 min de leitura

Nova refinaria no Rio de Janeiro vai gerar mais de 200 mil empregos
| Siga-nos Google News

Será dado nesta quarta-feira, dia 14, um importante passo para a geração de cerca de 200 mil empregos no Rio de Janeiro ‘ o lançamento da pedra fundamental do Complexo Petroquímico Integrado do Rio de Janeiro (Comperj), em Itaboraí. Depois de longos meses de estudos e mistério sobre qual seria o local escolhido pela Petrobras para construir a refinaria, o município de Itaboraí foi anunciado em março como o local que receberá o investimento, de US$ 6,5 bilhões. Segundo o governo do Estado, é o maior investimento da história do Rio de Janeiro. Serão gerados exatamente 262 mil empregos diretos e indiretos na fase de construção.

O empreendimento da Petrobrás é realizado em parceria com o grupo privado Ultra e com Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A nova refinaria, que deverá ser três vezes maior que a de Duque de Caxias (Reduc), está prevista para entrar em funcionamento em 2011.

A Petrobras justificou que a escolha de Itaboraí para a construção da unidade petroquímica levou em conta as características técnicas, econômicas, ambientais e sociais do município. De acordo com a diretoria de abastecimento da estatal, as condições de infra-estrutura para o escoamento da produção determinaram a opção. Pesou a proximidade do Porto de Itaguaí, dos terminais de Angra dos Reis e Ilha Redonda, além da Refinaria de Duque de Caxias e do Centro de Pesquisas da Petrobras.

São Gonçalo também será beneficiado. O município vai abrigar o Centro de Inteligência, que formará empresas e profissionais para a construção, montagem, operação e manutenção da refinaria. No local, que deve ficar pronto até o final do ano, serão formados soldadores, caldeireiros, encanadores, eletricistas e engenheiros de tubulação. São Gonçalo também terá uma Central de Escoamento de Produtos Líquidos, que servirá como armazenagem intermediária. A Petrobras afirma que mapeou toda a região para a contratação de mão-de-obra, que poderá beneficiar também cidades vizinhas como Magé.

O Complexo Petroquímico terá capacidade para processar 150 mil barris por dia de petróleo pesado nacional, além de produzir matéria-prima petroquímica e derivados.

O estado do Rio é o maior produtor de petróleo do Brasil, responsável por 83% da produção nacional, com cerca de um milhão e meio de barris por dia. Apesar disso, só 12% da produção são refinados no estado, na Reduc.

Notícias Relacionadas

Ver tudo
Brasil
Galpão de alegorias do Caprichoso recebe imagem peregrina de Nossa Senhora do Carmo

Festival de Parintins. Em um momento de fé e devoção, a imagem peregrina de Nossa Senhora do Carmo visitou, nos últimos dias, os trabalhadores do Galpão Central de Alegorias do Boi-Bumbá Caprichoso. A padroeira de Parintins foi recebida com emoção por artistas, diretores e conselheiros de arte, todos devotos da Virgem do Carmelo. O artista […]

Galpão de alegorias do Caprichoso recebe imagem peregrina de Nossa Senhora do Carmo

2 min de leitura

Brasil
Ronaldinho surpreende torcida ao falar da Seleção Brasileira

Eita! Ronaldinho surpreendeu a torcida canarinho e disse que vai abandonar a Seleção Brasileira. O ex-atacante disse que não vai acompanhar os jogos do Brasil na Copa América, este ano. Segundo ele, está faltando tudo! Ronaldinho Gaúcho foi pentacampeão mundial com a seleção em 2002, último título conquistado pelo país em mundiais e é considerado […]

Ronaldinho surpreende torcida ao falar da Seleção Brasileira

1 min de leitura

Brasil
Boi Garantido inicia translado de alegorias para o Bumbódromo; veja fotos

Festival de Parintins 2024. O Boi-Bumbá Garantido iniciou o translado das alegorias que comporão o espetáculo na arena do Bumbódromo nas três noites do Festival Folclórico de Parintins em 2024. A operação iniciou com salva de fogos de artifícios durante todo o trajeto, uma forma de anunciar que a festa vai começar. Os primeiros módulos […]

Boi Garantido inicia translado de alegorias para o Bumbódromo; veja fotos

3 min de leitura

Brasil
Parintins: TV A Crítica exibe editorial após Globo ficar de fora da transmissão

Festival de Parintins 2024. A festa na ilha do Amazonas está cada vez mais próxima. No último final de semana de junho, dias 28, 29 e 30, os bois-bumbás Caprichoso e Garantido disputarão o título de campeão da 57ª edição do festival. E mesmo antes do espetáculo, o Festival já ganhou o noticiário nacional. Acontece […]

Parintins: TV A Crítica exibe editorial após Globo ficar de fora da transmissão

4 min de leitura