Cesar Viegas percorreu o Jardim Botânico e descobriu que há um novo pólo gastronômico na cidade. Ele conta tudo no Rio+.
POR Redação SRzd 23/5/2006| 5 min de leitura
Cesar Viegas percorreu o Jardim Botânico e descobriu que há um novo pólo gastronômico na cidade. Ele conta tudo no Rio+.
POR Redação SRzd 23/5/2006| 5 min de leitura

Tradição e modernidade
Após passar pelo belo parque, que toma seu nome emprestado do bairro, chega-se ao quarentão Filé de Ouro, um misto de botequim e restaurante, cuja principal pedida é a carne, que faz jus ao nome da casa. Ainda na mesma rua, poucos metros adiante, é possível fazer um lanche no Bibi e saborear mais de cinqüenta variedades de sucos e vitaminas, além dos sanduíches que também atraem a clientela. “O Bibi é maravilhoso. A gente é bem atendido, as porções são fartas e aqui é muito bem freqüentado”, afirmou o estudante Leonardo Kastrup, de 43 anos, que mora na vizinhança desde o ano passado.
Quem preferir tomar um chope pode optar pelos 55 anos de tradição do Bar Jóia, ou atravessar a rua e ir ao Belmonte, inaugurado há um ano e meio. “Só vou ao Jóia. O outro é bar de paulista”, provocou o economista Roberto de Bulhões, de 43 anos, desde 1971 no bairro. Enquanto a jornalista Alexandra França, de 26 anos, opta pelo Belmonte. ” O chope é bom, a comida é gostosa e não é muito caro”, disse ela, que reside há duas décadas no local.
JJ Seabra é a vedete
Se a rua Jardim Botânico é principal, a JJ Seabra é a que oferece o maior número de atrativos. O Jota Bar, restaurante com DJ e lounge, tem um quê de Santo Antônio, segundo Júlio Palermo, administrador da casa. “Muitas pessoas se conheceram aqui e depois casaram. Aconteceu até com funcionários. E nós os perdemos”, disse, entre satisfação e lamento, Júlio.
O mais badalado é o Caroline Café. Inaugurado em 1993, o Carol para os íntimos, é destaque não só pelos drinques e hamburgers, mas também devido aos descolados que aparecem por lá. Como o cineasta Lírio Ferreira, diretor de “Baile Perfumado” e “Árido Movie”, que estava em uma das mesas na quinta-feira passada.
Caso ao sair dê vontade de tomar um sorvete, basta mudar de calçada. Há 18 anos, o Mil Frutas oferece sabores variados. Os mais pedidos são os de manga, goiabada com queijo, jabuticaba e chocolate branco com amêndoas.
A famosa cozinha italiana também tem vez na JJ Seabra. Há quase 15 anos, o Quadrifoglio, da chefe Silvana Bianchi, é fiel à culinária do norte da Itália. O simpático restaurante parece um pequeno bistrô. O ravióli de maçã e o mignonette de gorgonzola são pratos considerados clássicos.
No fim da rua, há ainda a Termas Solarium e o bar Devassa (fechada para obras, a casa reabre na primeira semana de junho). Os dois protagonizaram uma curiosa história. Como o faturamento da Solarium registrou uma queda após a inauguração do bar, já que sua porta fica em frente à varanda do Devassa, os donos, para preservar o anonimato dos clientes, colocaram vasos de planta diante da entrada. Porém, ambos fazem questão de ressaltar que não existe animosidade. “Não há hostilidade, mas sim uma cooperação entre nós”, explica Sérgio, gerente da Solarium, que preferiu omitir seu sobrenome.
Concorrência saudável
Mesma opinião dos proprietários do Saturnino e do Botequim Informal, ambos na rua Saturnino de Brito. O primeiro, inaugurado há dois anos, recebe, em sua maioria, pessoas de outros bairros. Diferentemente do segundo, em funcionamento há seis meses, cuja clientela é formada, basicamente, por moradores das redondezas. Outra diferença entre os vizinhos são seus atrativos principais. No bar que é xará da rua, os drinques e os sanduíches estão entre os mais pedidos. Enquanto no Informal, o chopp e os aperitivos são os favoritos.
A pouco mais de cem metros dali, na rua Lineu de Paula Machado, Roberta Sudbrack está à frente do restaurante que leva seu nome. A chefe de cozinha do Palácio da Alvorada durante o mandato de Fernando Henrique Cardoso, oferece um exclusivo jantar degustação, vende ingredientes especiais, ministra cursos, afora um almoço com menu único. ‘A idéia é apresentar sempre um trabalho exclusivo e totalmente artesanalâ?, disse ela.
A simpática rua Visconde da Graça apresenta duas atrações. O Fazendola tem no almoço a quilo o seu ponto alto, além de saladas e pratos quentes. O Nanquim, inaugurado há menos de um mês, também aposta na comida a quilo durante o dia. Já à noite entra em cena o menu à la carte. No entanto, para Jorge Dodsworth, um dos proprietários, as principais fichas estão colocadas na proximidade dos restaurantes. “Está sendo criado um pólo gastronômico nesta área. Quanto mais casas melhor”.
Desta miscelânea de pratos, bebidas e gostos fica a impressão que o bairro saiu ganhando com a criação deste quadrilátero gastronômico. No entanto, o advogado Maurício Alvarez, de 36 anos, que reside no bairro há dois, faz um alerta. “Estamos no limite. O estacionamento está uma bagunça, além do barulho. É preciso ter cuidado. Mas é claro que a chegada de todos esses bares foi positiva, melhorou bastante. Antes não tínhamos muitas opções”, afirmou o advogado.

Tradição e modernidade
Após passar pelo belo parque, que toma seu nome emprestado do bairro, chega-se ao quarentão Filé de Ouro, um misto de botequim e restaurante, cuja principal pedida é a carne, que faz jus ao nome da casa. Ainda na mesma rua, poucos metros adiante, é possível fazer um lanche no Bibi e saborear mais de cinqüenta variedades de sucos e vitaminas, além dos sanduíches que também atraem a clientela. “O Bibi é maravilhoso. A gente é bem atendido, as porções são fartas e aqui é muito bem freqüentado”, afirmou o estudante Leonardo Kastrup, de 43 anos, que mora na vizinhança desde o ano passado.
Quem preferir tomar um chope pode optar pelos 55 anos de tradição do Bar Jóia, ou atravessar a rua e ir ao Belmonte, inaugurado há um ano e meio. “Só vou ao Jóia. O outro é bar de paulista”, provocou o economista Roberto de Bulhões, de 43 anos, desde 1971 no bairro. Enquanto a jornalista Alexandra França, de 26 anos, opta pelo Belmonte. ” O chope é bom, a comida é gostosa e não é muito caro”, disse ela, que reside há duas décadas no local.
JJ Seabra é a vedete
Se a rua Jardim Botânico é principal, a JJ Seabra é a que oferece o maior número de atrativos. O Jota Bar, restaurante com DJ e lounge, tem um quê de Santo Antônio, segundo Júlio Palermo, administrador da casa. “Muitas pessoas se conheceram aqui e depois casaram. Aconteceu até com funcionários. E nós os perdemos”, disse, entre satisfação e lamento, Júlio.
O mais badalado é o Caroline Café. Inaugurado em 1993, o Carol para os íntimos, é destaque não só pelos drinques e hamburgers, mas também devido aos descolados que aparecem por lá. Como o cineasta Lírio Ferreira, diretor de “Baile Perfumado” e “Árido Movie”, que estava em uma das mesas na quinta-feira passada.
Caso ao sair dê vontade de tomar um sorvete, basta mudar de calçada. Há 18 anos, o Mil Frutas oferece sabores variados. Os mais pedidos são os de manga, goiabada com queijo, jabuticaba e chocolate branco com amêndoas.
A famosa cozinha italiana também tem vez na JJ Seabra. Há quase 15 anos, o Quadrifoglio, da chefe Silvana Bianchi, é fiel à culinária do norte da Itália. O simpático restaurante parece um pequeno bistrô. O ravióli de maçã e o mignonette de gorgonzola são pratos considerados clássicos.
No fim da rua, há ainda a Termas Solarium e o bar Devassa (fechada para obras, a casa reabre na primeira semana de junho). Os dois protagonizaram uma curiosa história. Como o faturamento da Solarium registrou uma queda após a inauguração do bar, já que sua porta fica em frente à varanda do Devassa, os donos, para preservar o anonimato dos clientes, colocaram vasos de planta diante da entrada. Porém, ambos fazem questão de ressaltar que não existe animosidade. “Não há hostilidade, mas sim uma cooperação entre nós”, explica Sérgio, gerente da Solarium, que preferiu omitir seu sobrenome.
Concorrência saudável
Mesma opinião dos proprietários do Saturnino e do Botequim Informal, ambos na rua Saturnino de Brito. O primeiro, inaugurado há dois anos, recebe, em sua maioria, pessoas de outros bairros. Diferentemente do segundo, em funcionamento há seis meses, cuja clientela é formada, basicamente, por moradores das redondezas. Outra diferença entre os vizinhos são seus atrativos principais. No bar que é xará da rua, os drinques e os sanduíches estão entre os mais pedidos. Enquanto no Informal, o chopp e os aperitivos são os favoritos.
A pouco mais de cem metros dali, na rua Lineu de Paula Machado, Roberta Sudbrack está à frente do restaurante que leva seu nome. A chefe de cozinha do Palácio da Alvorada durante o mandato de Fernando Henrique Cardoso, oferece um exclusivo jantar degustação, vende ingredientes especiais, ministra cursos, afora um almoço com menu único. ‘A idéia é apresentar sempre um trabalho exclusivo e totalmente artesanalâ?, disse ela.
A simpática rua Visconde da Graça apresenta duas atrações. O Fazendola tem no almoço a quilo o seu ponto alto, além de saladas e pratos quentes. O Nanquim, inaugurado há menos de um mês, também aposta na comida a quilo durante o dia. Já à noite entra em cena o menu à la carte. No entanto, para Jorge Dodsworth, um dos proprietários, as principais fichas estão colocadas na proximidade dos restaurantes. “Está sendo criado um pólo gastronômico nesta área. Quanto mais casas melhor”.
Desta miscelânea de pratos, bebidas e gostos fica a impressão que o bairro saiu ganhando com a criação deste quadrilátero gastronômico. No entanto, o advogado Maurício Alvarez, de 36 anos, que reside no bairro há dois, faz um alerta. “Estamos no limite. O estacionamento está uma bagunça, além do barulho. É preciso ter cuidado. Mas é claro que a chegada de todos esses bares foi positiva, melhorou bastante. Antes não tínhamos muitas opções”, afirmou o advogado.
Receba conteúdos exclusivos direto na sua caixa de entrada.
Ao se cadastrar, você concorda com a Política de Privacidade e Dados do SRZd
Bastidores. O Brasil celebra o Dia dos Namorados na próxima sexta-feira, 12 de junho, muitos consumidores sairão às compras em busca do presente ideal e o comércio intensifica a divulgação de promoções e ofertas. A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) alerta que os consumidores devem redobrar a atenção nas compras e também intensificar os cuidados com […]
Confira dicas para compras seguras no Dia dos Namorados5 min de leitura
Bastidores. A suspensão temporária da vacinação contra a dengue com o imunizante desenvolvido pelo Instituto Butantan não compromete a eficácia da proteção oferecida pela vacina, segundo especialistas. A medida foi anunciada pelo Ministério da Saúde após o registro de 42 casos de reações adversas, incluindo duas mortes suspeitas, que ainda estão sob investigação. A vice-coordenadora […]
Vacina da dengue do Butantan segue eficaz, afirma especialista após suspensão2 min de leitura
São Paulo. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) inicia nesta terça-feira (9) o julgamento do recurso apresentado pela defesa de Deolane Bezerra. Detida desde 21 de maio, após operação da Polícia Civil de São Paulo que apura um suposto esquema milionário de lavagem de dinheiro ligado ao Primeiro Comando da Capital (PCC), a influenciadora busca […]
STJ avalia liberdade para Deolane Bezerra, suspeita de ligação com PCC3 min de leitura
Tragédia. A jornalista Cristiane Sampaio, 40 anos, foi encontrada morta no apartamento em que morava, em Brasília, nessa segunda-feira (8), sem sinais de violência. Natural do Ceará, ela morava no Distrito Federal desde 2016 e trabalhava como produtora na TV Câmara. Em sua trajetória, passou pela TV Verdes Mares, afiliada da Globo, e foi assessora […]
Morre jornalista Cristiane Sampaio; corpo é encontrado em apartamento1 min de leitura