Apesar dos brasileiros estarem gastando mais no exterior, principalmente nos Estados Unidos, a situação doméstica é preocupante. A demanda doméstica por transporte aéreo recuou 2,3% em outubro na comparação com setembro, segundo os dados divulgados pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) .
No mesmo sentido, a oferta doméstica diminuiu 5,1% na margem. Na comparação interanual, a demanda doméstica por voos registrou recuo 5,1%, ao passo que a oferta também apresentou uma variação negativa de 5,1%.
Já nos voos internacionais, tanto a demanda quanto a oferta avançaram na margem, com crescimento de 5,2% e 4,6% respectivamente. Comparado a outubro do ano passado, a demanda por voos internacionais registrou alta de 2,1%, refletindo, ao menos parcialmente, a apreciação cambial acumulada no período, enquanto a oferta sofreu uma redução de 3,0%.
A continuidade do fraco desempenho do consumo das famílias e da atividade doméstica como um todo seguirá impactando negativamente a demanda pelo transporte aéreo nos próximos meses.