O Supremo Tribunal Brasileiro (STF) negou pedido de um juiz do estado de Roraima para suspender temporariamente a entrada de venezuelanos no Brasil. Atitude foi elogiada pela Agência das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) nesta terça-feira (07).
Para William Spindler, porta-voz da ACNUR, ação tomada pela Ministra Rosa Weber do STF é digna de aplausos. Spindler destacou a importância do Governo brasileiro no oferecimento de proteção e acesso aos serviços básicos para refugiados do país vizinho.
O órgão da ONU tem ajudado as autoridades brasileiras a registrar os recém-chegados e espalhá-los pelo Brasil. Segundo dados oficiais, apenas no primeiro trimestre, 32.744 venezuleanos pediram asilo no Brasil. Outros 25 mil conseguiram se estabelecer em território brasileiro por meio de outra permissão migratória. Ao todo, neste ano, cerca de 117 mil venezuelanos apresentaram solicitações de asilos em diversos países pelo mundo. Migração se dá por causa da crise política e econômica do país latino-americano.