Mourão sinaliza plano de domínio do Poder judiciário com mudanças no STF
Eleito ao Senado Federal pelo Rio Grande do Sul com 44,11% dos votos, o ex-vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos), concedeu entrevista ao canal pago GloboNews. Em determinado momento, comentou sobre um dos planos de um eventual novo mandato de Jair Bolsonaro (PL), de aumentar o número de ministros do Supremo Tribunal Federal, atualmente em 11, para […]
PORRedação SRzd7/10/2022|
2 min de leitura
Vice-presidente Hamilton Mourão. Foto: José Cruz/Agência Brasil
| Siga-nos
Eleito ao Senado Federal pelo Rio Grande do Sul com 44,11% dos votos, o ex-vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos), concedeu entrevista ao canal pago GloboNews.
Em determinado momento, comentou sobre um dos planos de um eventual novo mandato de Jair Bolsonaro (PL), de aumentar o número de ministros do Supremo Tribunal Federal, atualmente em 11, para 15.
Com isso, no próximo mantado, além de indicar mais 2 ministros, pela aposentadoria de Ricardo Lewandowski e Rosa Weber, seriam indicados outros 4.
“Vejo que a nossa Suprema Corte tem invadido contumazmente aquilo que são atribuições do Poder Executivo e do Poder Legislativo, algumas vezes rasgando aquilo que é o devido processo legal. É uma discussão que eu acho que tem que ser conduzida dentro do Congresso Nacional: não é só uma questão de aumentar o número de cadeiras da corte”, iniciou.
“Eu vejo que a gente tem que trabalhar em cima do que são as decisões monocráticas, temos que trabalhar em cima do que vem a ser um mandato para os mandatários da Suprema Corte. Não pode ser algo até os setenta e cinco anos. Tem que ser dez, doze anos: isso tem que ser discutido. Temos até a questão de crime, que de responsabilidade, que são o dever do Senado Federal de julgar”, disse Mourão.
Essa proposta necessita de aprovação do Congresso Nacional, que configurou-se bastante favorável ao bolsonarismo na legislatura a partir de 2023.
Eleito ao Senado Federal pelo Rio Grande do Sul com 44,11% dos votos, o ex-vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos), concedeu entrevista ao canal pago GloboNews.
Em determinado momento, comentou sobre um dos planos de um eventual novo mandato de Jair Bolsonaro (PL), de aumentar o número de ministros do Supremo Tribunal Federal, atualmente em 11, para 15.
Com isso, no próximo mantado, além de indicar mais 2 ministros, pela aposentadoria de Ricardo Lewandowski e Rosa Weber, seriam indicados outros 4.
“Vejo que a nossa Suprema Corte tem invadido contumazmente aquilo que são atribuições do Poder Executivo e do Poder Legislativo, algumas vezes rasgando aquilo que é o devido processo legal. É uma discussão que eu acho que tem que ser conduzida dentro do Congresso Nacional: não é só uma questão de aumentar o número de cadeiras da corte”, iniciou.
“Eu vejo que a gente tem que trabalhar em cima do que são as decisões monocráticas, temos que trabalhar em cima do que vem a ser um mandato para os mandatários da Suprema Corte. Não pode ser algo até os setenta e cinco anos. Tem que ser dez, doze anos: isso tem que ser discutido. Temos até a questão de crime, que de responsabilidade, que são o dever do Senado Federal de julgar”, disse Mourão.
Essa proposta necessita de aprovação do Congresso Nacional, que configurou-se bastante favorável ao bolsonarismo na legislatura a partir de 2023.