Pesquisa PoderData, divulgada na noite de quinta-feira (20), mediu a intenção de voto dos eleitores para a disputa deste ano, quando o país escolhe, entre outros representantes, o próximo presidente da República.
De acordo com o levantamento, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seria eleito já em primeiro turno. Ele alcança a quantidade de votos que lhe coloca em situação de empate técnico, considerando a soma de todos os outros adversários, dentro da margem de erro.
+ veja a simulação de 1º turno:
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – 42%
Jair Bolsonaro (PL) – 28%
Sergio Moro (Podemos) – 8%
Ciro Gomes (PDT) – 3%
João Doria (PSDB) – 2%
André Janones (Avante) – 2%
Simone Tebet (MDB) – 1%
Alessandro Vieira (Cidadania) – 1%
Rodrigo Pacheco (PSD) e Luiz Felipe d’Avila – não atingiram um ponto percentual
Brancos e nulos – 6%
Não sabem – 6%
+ segundo turno entre Lula e Bolsonaro
O Instituto simulou ainda cenários de disputa de um eventual segundo turno. Quando o confronto é entre Lula e Bolsonaro, primeiro e segundo colocados, respectivamente, Lula marca 54%, contra 32% do atual presidente da República.
Na estratificação dos votos de primeiro turno, veja quais os melhores índices alcançados por cada um:
Lula:
+ Entre os que moram na região Nordeste – 57%
+ Entre as mulheres – 48%
+ Entre a faixa etária de 25 a 44 anos – 48%
Bolsonaro:
+ Entre os que moram na região Norte – 46%
+ Entre os homens – 41%
+ Entre os que moram na região Centro-Oeste – 36%
+ Guerra dos sexos:
Na divisão por gênero, a preferência por Bolsonaro não é tão acentuada entre os homens. Nesse recorte, ele soma 41%, Lula 35% e Moro 7%.
Já entre as mulheres, onde o petista é o preferido, a rejeição por Bolsonaro é bastante evidente; Lula tem 48% e mais de 30 pontos na frente de Bolsonaro, que marcou 17%. Em seguida aparece o ex-juiz Moro com 10%.
A pesquisa PoderData foi realizada por meio de ligações para telefones celulares e fixos com 3.000 pessoas, espalhadas em 511 cidades nas 27 unidades da Federação.
O período de coleta dos dados foi entre os dias 16 e 18 de janeiro, com margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O registro no TSE, o Tribunal Superior Eleitoral é o 02137/2022.
Leia também:
+ Elza disse antes de falecer: ‘Acho que vou morrer’; velório acontece no Municipal