O ministro dos Negócio Estrangeiros da Rússia, Sergey Lavrov, se reuniu, na tarde desta segunda-feira (17), com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Segundo o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, Lavrov levou um convite do presidente russo, Vladimir Putin, para Lula participar de um fórum econômico em São Petersburgo.
“O presidente recebeu o ministro Lavrov para uma visita de cortesia. O ministro Lavrov foi portador de uma carta de Putin para Lula para ir à Rússia para o fórum econômico de São Petersburgo”, afirmou Vieira aos jornalistas no Alvorada. O fórum será em junho e o governo brasileiro ainda não confirmou a presença de Lula.
Polêmica das últimas horas, Vieira foi questionado e disse que não concorda com a crítica dos Estados Unidos à política externa brasileira. Mais cedo, o governo dos EUA disse que o Brasil “papagueia” propaganda russa e chinesa sobre a guerra na Ucrânia.
Em viagem oficial à China e aos Emirados Árabes Unidos nos últimos dias, Lula disse que os Estados Unidos e a Europa estimulam a guerra ao ceder armas para a Ucrânia e persistiu na necessidade de se encontrar uma saída pela paz.