Bastidores. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve indicar o ministro da Justiça, Flávio Dino, para vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) deixada por Rosa Weber, que se aposentou em setembro. Lula também irá indicar Paulo Gonet para a chefia da Procuradoria Geral da República. As informações são do jornal “Folha de São Paulo”.
A decisão do petista pelos nomes demorou mais de 50 dias após a vacância dos cargos. A previsão é que o anúncio dos nomes ocorra ainda nesta segunda-feira (27) antes da viagem do mandatário brasileiro aos Emirados Árabes, onde vai participar da 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP-28. De lá, Lula seguirá para a Alemanha, só retornando ao Brasil em 5 de dezembro.
Os dois nomes serão sabatinados pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), presidida por Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). Após essa etapa, os nomes são submetidos ao plenário da Casa. Alcolumbre teria garantido a Lula a marcação das sabatinas no menor tempo possível, antes do recesso parlamentar, que começa em 22 de dezembro.
Em entrevista para o jornal “O Globo” na última semana, o vice-presidente do Senado Veneziano Vital do Rêgo (MDB), afirmou que não haveria tempo em 2023 para que sejam analisadas as indicações do presidente, por conta de um calendário apertado para votações que inclui a reforma tributária e Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA).