Bastidores. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve indicar o ministro da Justiça, Flávio Dino, para vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) deixada por Rosa Weber, que se aposentou em setembro. Lula também irá indicar Paulo Gonet para a chefia da Procuradoria Geral da República. As informações são do jornal “Folha de São Paulo”.
A decisão do petista pelos nomes demorou mais de 50 dias após a vacância dos cargos. A previsão é que o anúncio dos nomes ocorra ainda nesta segunda-feira (27) antes da viagem do mandatário brasileiro aos Emirados Árabes, onde vai participar da 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP-28. De lá, Lula seguirá para a Alemanha, só retornando ao Brasil em 5 de dezembro.
Os dois nomes serão sabatinados pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), presidida por Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). Após essa etapa, os nomes são submetidos ao plenário da Casa. Alcolumbre teria garantido a Lula a marcação das sabatinas no menor tempo possível, antes do recesso parlamentar, que começa em 22 de dezembro.