No último domingo (1º), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tomou Posse do cargo, em Brasília. Segundo a estimativa realizada pelo site Poder 360, haviam entre 150 mil e 170 mil pessoas reunidas na Praça dos Três Poderes e na Esplanada dos Ministérios.
Leia também:
+ Lula: ‘Assumimos o compromisso de combater dia e noite todas as formas de desigualdade’
+ 2023, o ano que guarda muitas emoções, por Sidney Rezende
Para a posse, o PT esperava um público de 300 mil pessoas. O número registrado, porém, superou as 71 mil pessoas que estiveram na 1ª posse de Lula, em 2003.
Na posse do petista aconteceu ainda o Festival do Futuro, que reuniu cerca de 40 artistas. Ainda sim, o medo diante dos atos terroristas cometidos na capital Federal nas últimas semana fez com que muitos militantes e eleitores de Lula deixassem de comparecer.
Segundo a Polícia Militar do Distrito Federal, a Praça dos Três Poderes teve lotação máxima permitida de 40.000 pessoas para a cerimônia de posse. A polícia fechou o espaço para a entrada de novos apoiadores por volta de 13h.
A estimativa considerou dados usados na metragem feita pela Defesa Civil de Brasília na 1ª posse de Lula, em 2003. As metodologias para analisar o público da posse de Lula ontem foi a mesma.