A futura primeira-dama, Janja Silva, pediu para que as forças de segurança Federais alterem o plano para a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e aumentem o limite de público do evento para 40 mil pessoas dentro da Esplanada dos Minstérios.
Janja apresentou a demanda em reunião após o fechamento do plano da cerimônia, que já foi ensaiado e anunciado à imprensa. Ela também pediu para que os agentes preparem bolsões para que mais pessoas entrem no espaço mais próximo ao Palácio do Planalto, aumentando o efetivo policial no local. Outra demanda é a ampliação do horário em que a Praça dos Três Poderes fique aberta para receber o público, inicialmente seria até 12h30. A equipe de segurança avalia.
Nesta sexta-feira (30)aconteceu o ensaio final da cerimônia. O plano de segurança foi elaborado por diversas forças de segurança, como a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, a Polícia Federal, o Exército, o Gabinete de Segurança Institucional e a Polícia Rodoviária Federal. São aguardadas 300 mil pessoas.
Outra informação em torno da Posse foi dada pela presidente do PT, Gleisi Hoffmann, durante entrevista ao canal GloboNews, nesta tarde. Segundo ela, a decisão sobre como será a cerimônia de passagem da faixa presidencial já está definida. Sem revelar como será em detalhes, apenas disse: “será o povo”.
Leia também:
+ Confira a cobertura completa sobre a morte de Pelé
+ Pelé escolheu local onde será enterrado; despedida acontece na segunda