O presidente da Associação de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro (ABIH-RJ) e do Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município (SindHOTÉIS-RJ), Alfredo Lopes, representou os empresários da indústria de Turismo durante o lançamento do Programa Progredir, realizado na última terça-feira (26), no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Michel Temer.
O Programa Progredir representa um conjunto de ações integradas que visam reduzir as barreiras e facilitar o acesso das pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que hoje reúne cerca de 28 milhões de famílias, prioritariamente beneficiárias do Programa Bolsa Família, a oportunidades de emprego e renda.
Segundo a ABIH-RJ, a iniciativa promoverá qualificação profissional, a partir de parcerias com o MEC e outras instituições públicas e privadas, interação com os diversos setores econômicos para viabilizar o aproveitamento dessa nova mão de obra, além de facilitar o acesso a crédito e assistência técnica/gerencial incentivando o empreendedorismo.
A articulação dos órgãos do governo federal com os principais setores econômicos do país é considerada estratégica pelo Ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, sendo o Turismo uma das atividades econômicas priorizadas nesse processo.
Em seu discurso, Alfredo Lopes declarou o apoio dos empresários fluminenses ao Programa Progredir, ressaltando que o Turismo é e pode se tornar ainda mais estratégico como instrumento transformador de economias e sociedades, gerando inúmeras possibilidades de inclusão social, oportunidades de empregos, atraindo novos investimentos e colaborando de forma ímpar na arrecadação de impostos.
“A hotelaria tem, historicamente, esse papel. Fomos os principais empregadores dos operários dos canteiros das obras olímpicas. Os novos hotéis, construídos para a Rio 2016, representaram mais de 20 mil novos empregos. Somos o sexto setor de arrecadação de ISS no Rio de Janeiro. Cada um desses novos empregos é sinônimo de distribuição de renda e justiça social. O termo de adesão hoje assinado significa inclusão social, e, por consequência, retomada econômica”, declarou.
O empresário agradeceu especialmente ao presidente Temer e aos seus ministros pela disposição de apoiar o Rio neste momento, e reforçou o compromisso do setor em somar esforços com o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário com o objetivo de ampliar o acesso da população em situação de pobreza ao mercado de trabalho.
“O Programa Progredir terá a missão maior de tirar a juventude das mãos dos traficantes e do estado paralelo, de permitir ao jovem humilde, o orgulho do emprego da carteira assinada. Com um calendário de eventos de janeiro a janeiro e foco na segurança, estaremos prontos para gerar ainda mais empregos”, finalizou, esperançoso.