Rio. Bandidos voltaram a tomar ônibus e usá-los como barricadas nesta terça-feira (25) no bairro do Engenho Novo, na Zona Norte do Rio. Desde às 8h, pelo menos dez coletivos foram sequestrados por criminosos em duas ruas da região. Segundo a Polícia Militar, a ação é uma represália à ocupação policial no Morro São João, que tenta conter a disputa entre o Comando Vermelho (CV) e o Terceiro Comando Puro (TCP).
Na rua Vinte e Quatro de Maio, dois ônibus foram atravessados para impedir o avanço das forças de segurança. Já na rua Barão do Bom Retiro, seis veículos foram interceptados por homens armados, que ameaçaram motoristas e retiraram as chaves dos coletivos.
Entre as linhas afetadas estão a 639 (Jardim América x Saens Pena), 422 (Grajaú x Cosme Velho) e 606 (Engenho de Dentro x Terminal Gentileza).
Disputa entre facções se intensifica
A PM informou que o TCP tem adquirido armas e munições por meio de redes sociais para reforçar seus ataques. O material seria transportado de moto, partindo de comunidades como a Nova Holanda, no Complexo da Maré, até o Morro dos Macacos, onde os confrontos se intensificaram nos últimos meses.
Há mais de um ano, moradores de Vila Isabel e áreas vizinhas enfrentam tiroteios constantes devido à guerra pelo controle territorial entre as facções. A ocupação policial no Morro São João, em vigor desde janeiro, busca frear a violência, mas as ações criminosas em vias públicas têm se tornado frequentes.
A PM mantém reforço no local para evitar novos ataques a ônibus e civis.
