Rio. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem extensa agenda no Rio de Janeiro nesta terça-feira (2). Primeiro, a cerimônia de inauguração de uma unidade do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).
A iniciativa é uma parceria entre o governo Federal e a prefeitura do Rio, sob o comando de Eduardo Paes (PSD). Na ocasião, aconteceu aula inaugural da primeira turma do curso de bacharelado em matemática da tecnologia e inovação.
De acordo com o IMPA, a faculdade pretende capacitar os estudantes com uma formação teórica e prática sólida em matemática da tecnologia e inovação para ter sucesso no mercado de trabalho.
“Localizado estrategicamente no Porto Maravalley, hub de inovação da cidade, e instalado em uma sede completamente reformada pela prefeitura do Rio, os alunos estudarão em um ambiente cercado de startups e empresas de tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento de novas tecnologias”, informou o instituto.
Depois, o anúncio do início das obras de dragagem da Baía de Guanabara para o Porto de Niterói. A medida tem o objetivo de ampliar o acesso da infraestrutura aquaviária e vai revitalizar todo segmento. A expectativa é de geração de 20 mil empregos, entre diretos e indiretos.
A viagem ao Rio ainda inclui um ato de filiação da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, ao Partido dos Trabalhadores.
