Rio. A Polícia Civil do Rio de Janeiro (PCERJ) desmantelou um golpe criminoso que enganou mais de 30 homens, prometendo encontros com uma garota de programa, após a captura de Rayene Carla Reis Lima, apontada como chefe do esquema.
Ela foi presa nesta sexta-feira (28) por investigadores da 17ª DP (São Cristóvão) enquanto trafegava pela Linha Amarela, após estar foragida desde o fim de 2024.
O golpe envolvia um manual da extorsão, encontrado pelos policiais durante as investigações. O documento detalhava como aplicar o golpe em que as vítimas, após conversas com uma suposta acompanhante em aplicativos de mensagens, eram coagidas a enviar fotos íntimas ou vídeos.
Após a troca de mensagens, uma nova pessoa, supostamente um miliciano ou cafetão, ameaçava divulgar as imagens e exigia pagamentos entre R$ 600 e R$ 3.500. Caso as vítimas se negassem, eram ameaçadas de agressões físicas e até de invasões domiciliares.
Rayene, que ostentava uma vida de luxo nas redes sociais com mais de 5 mil seguidores, se apresentava como influenciadora digital. Em vídeos e postagens, ela mostrava tutoriais de beleza, viagens e roupas caras, mantendo uma fachada de uma vida perfeita, enquanto aplicava o golpe.
