Rio de Janeiro. Um caso trágico marcou a noite de sexta-feira (13) na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio. José Augusto Mota Silva (32), faleceu enquanto aguardava atendimento médico na unidade.
Segundo informações, José chegou à unidade queixando-se de fortes dores e estava lúcido, entrando na UPA por conta própria. No entanto, minutos depois, foi encontrado desacordado. Imagens divulgadas mostram o paciente sentado, sem reação, antes de ser colocado em uma maca por um funcionário. Ele foi transferido para a Sala Vermelha, onde sofreu uma parada cardiorrespiratória e não resistiu.
Em nota, a SMS afirmou que o processo de classificação de risco ocorreu às 20h30 e, logo depois, a equipe médica foi acionada ao perceber que o paciente estava desacordado. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal para determinar a causa do óbito.
O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, se manifestou pelas redes sociais, classificando a conduta dos profissionais como inadmissível. Ele anunciou que todos os funcionários de plantão naquela noite serão demitidos, responderão a sindicâncias internas e serão denunciados aos seus conselhos de classe.
+ confira: