Rio. Um confronto entre policiais militares e criminosos foi registrado na madrugada desta quinta-feira (13) no Complexo da Maré, em Bonsucesso, Zona Norte do Rio.
A operação, que contou com a participação do Bope e do 22º BPM (Maré), resultou em um suspeito morto, um morador baleado e balas perdidas atingindo as dependências da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Segundo a Polícia Militar, criminosos armados com fuzis tentaram fugir de barco durante a operação, partindo de um píer próximo à Linha Vermelha, nos fundos da Comunidade Vila dos Pinheiros. Houve troca de tiros entre os bandidos e os policiais, resultando na morte de um suspeito identificado como Trator.
Com ele, foram apreendidos um fuzil, um rádio comunicador, munições e drogas. A PM informou que o homem era suspeito de envolvimento na morte de dois policiais militares em junho de 2024.
Além disso, um morador foi baleado na perna durante o confronto. Ele recebeu os primeiros socorros do Bope e foi levado por moradores em uma carroça até a UPA da Vila do João. Até o momento não há informações atualizadas sobre o estado de saúde dele.
Durante a operação, quatro balas perdidas atingiram diferentes prédios da Fiocruz, incluindo a enfermaria e um carro no estacionamento. A instituição confirmou que não houve feridos e que as autoridades foram notificadas. As atividades no campus seguem normalmente.
A PM instalou blocos de concreto na Vila do João para dificultar a fuga de criminosos e o transporte de cargas roubadas para o interior da Maré. Durante o confronto, criminosos incendiaram barricadas, afetando o trânsito da Linha Vermelha.
