SAF Botafogo pode perder pontos no Brasileirão por dívida milionária
Bastidores. O Botafogo corre o risco de perder até seis pontos no Campeonato Brasileiro caso não quite uma dívida de 25 milhões de dólares (cerca de R$ 125 milhões) com o Atlanta United referente à contratação de Thiago Almada. O clube carioca sofreu nesta segunda-feira mais um transfer ban imposto pela Fifa devido ao atraso […]
PORRedação SRzd12/5/2026|
2 min de leitura
John Textor ironiza críticas e cita títulos do Botafogo: ‘O futebol é cômico’. Foto: Reprodução de vídeo
| Siga-nos
Bastidores. O Botafogo corre o risco de perder até seis pontos no Campeonato Brasileiro caso não quite uma dívida de 25 milhões de dólares (cerca de R$ 125 milhões) com o Atlanta United referente à contratação de Thiago Almada. O clube carioca sofreu nesta segunda-feira mais um transfer ban imposto pela Fifa devido ao atraso no pagamento aos americanos.
O Alvinegro já havia sido punido em dezembro de 2025 pela mesma dívida. Após desembolsar 10 milhões de dólares como primeira parcela do acordo, no início de fevereiro, o clube deixou de pagar a segunda parte combinada para suspender a sanção inicial.
Segundo o Código Disciplinar da Fifa, além da proibição de registrar novos jogadores, punições mais severas podem ser aplicadas em casos de reincidência ou descumprimento persistente, incluindo perda de pontos e até rebaixamento.
O Botafogo tenta utilizar a cautelar antecedente à recuperação judicial da SAF para suspender as punições. A medida congela negociações e execuções de dívidas fora do ambiente da recuperação judicial, mas débitos ligados a transfer bans anteriores não podem ser renegociados e precisam ser quitados normalmente.
Além da pendência com o Atlanta United, o clube também enfrenta cobranças do Ludogorets pela contratação de Rwan Cruz e do New York City FC pela compra de Santi Rodríguez.
Bastidores. O Botafogo corre o risco de perder até seis pontos no Campeonato Brasileiro caso não quite uma dívida de 25 milhões de dólares (cerca de R$ 125 milhões) com o Atlanta United referente à contratação de Thiago Almada. O clube carioca sofreu nesta segunda-feira mais um transfer ban imposto pela Fifa devido ao atraso no pagamento aos americanos.
O Alvinegro já havia sido punido em dezembro de 2025 pela mesma dívida. Após desembolsar 10 milhões de dólares como primeira parcela do acordo, no início de fevereiro, o clube deixou de pagar a segunda parte combinada para suspender a sanção inicial.
Segundo o Código Disciplinar da Fifa, além da proibição de registrar novos jogadores, punições mais severas podem ser aplicadas em casos de reincidência ou descumprimento persistente, incluindo perda de pontos e até rebaixamento.
O Botafogo tenta utilizar a cautelar antecedente à recuperação judicial da SAF para suspender as punições. A medida congela negociações e execuções de dívidas fora do ambiente da recuperação judicial, mas débitos ligados a transfer bans anteriores não podem ser renegociados e precisam ser quitados normalmente.
Além da pendência com o Atlanta United, o clube também enfrenta cobranças do Ludogorets pela contratação de Rwan Cruz e do New York City FC pela compra de Santi Rodríguez.