A Rede de Adolescentes e Jovens Promotores da Saúde (RAP da Saúde) acaba de ganhar um reforço em potencial. São mais 250 qualificados pela Prefeitura para atuar no projeto da Secretaria Municipal de Saúde que leva saúde, bem-estar e conscientização a jovens cariocas.
Com a nova turma formada na tarde desta quarta-feira (19), no Teatro Municipal Carlos Gomes, passa de 800 o número de pessoas de 14 a 24 anos capacitadas com conceitos também de educação, cultura, lazer, assistência social e direitos humanos.
Com bolsa-auxílio entre R$ 300 e R$ 400, eles desenvolvem o trabalho em rodas de conversa, oficinas temáticas, ações de mobilização, seminários, congressos e outros eventos realizados, principalmente, em escolas, clínicas da família e centros municipais de saúde, estimulando a interação por meio de temas como a prevenção de doenças, sexualidade, álcool e violência.
O Rap da Saúde já contabiliza cerca de 8.500 ações e mais de 320 mil pessoas beneficiadas em dez áreas, a maioria em comunidades cariocas. Esse mês o grupo participa do Setembro Amarelo, campanha de prevenção ao suicídio.