Igreja Católica. O arcebispo Dom Odilo Scherer pediu para renunciar seu cargo na Arquidiocese de São Paulo.
O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (8) em uma publicação nas redes sociais. O cardeal disse que, como completou 75 anos de idade no último dia 21, apresentou ao Papa Francisco a sua carta de renúncia.
O pontífice aceitou o pedido, mas pediu que o arcebispo continue à frente da Arquidicioese por mais dois anos.
A sede da Igreja Católica na capital paulista explicou que um substituto só será escolhido pelo Papa quando Dom Odilo deixar efetivamente a Arquidiocese.
Em entrevista ao “Bom Dia SP”, da Rede Globo, Dom Odilo explicou que solicitação faz parte de uma norma da Igreja Católica. Os bispos encaminham ao Vaticano o pedido de renúncia ao completarem 75 anos.
“É conforme norma da Igreja, previsto pela Lei da Igreja, que os bispos ao completarem 75 anos devem apresentar a carta de renúncia ao Papa. E o Papa decide se aceita logo, ou mais adiante. A decisão é do Papa. E foi o que eu fiz desde que completei 75 anos de idade. E a resposta foi essa, que o Papa acolheu a carta, mas pede que eu fique à frente da Arquidiocese por mais dois anos”, disse ele, que ressaltou ainda não ter plano definido após 2026.
“Minha perspectiva é continuar morando em SP para continuar à disposição da Igreja em São Paulo”, completou.