São Paulo. Na manhã desta segunda-feira (10), um avião realizou um pouso de emergência no Aeroporto Estadual de Sorocaba, no interior de São Paulo. A aeronave, um Twin Commander 690D de 1985, apresentou problemas no trem de pouso e precisou aterrissar sem o funcionamento adequado do sistema.
O avião arrastou a barriga na pista por cerca de 500 metros antes de parar. A manobra causou um vazamento de combustível e gerou um princípio de incêndio, que foi prontamente controlado pelas equipes de segurança do aeroporto. Felizmente, ninguém ficou ferido.
Quatro pessoas estavam a bordo da aeronave, que partiu de Mandaguaçu (PR) com destino a Sorocaba. Imagens mostram os ocupantes deixando o avião logo após o pouso.
A pista do aeroporto ficou interditada por cerca de duas horas para os trabalhos de remoção da aeronave, que foi rebocada por volta das 12h. A operação causou o fechamento temporário da pista, mas não houve previsão de atraso nos voos programados para o local.
A aeronave, de propriedade de João Noma, empresário dono de uma concessionária da Toyota em Maringá, é um modelo com dois motores turbo hélice e capacidade para até nove passageiros.
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) confirmou que o peso máximo de decolagem do avião é de 4,8 mil kg. Não há informações sobre a presença do proprietário no momento do incidente.
+ confira:
