CNH: São Paulo e mais três estados acabam com teste de baliza em prova prática

  • Icon instagram_blue
  • Icon youtube_blue
  • Icon x_blue
  • Icon facebook_blue
  • Icon google_blue

Mudança. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de São Paulo deixou de realizar o teste de baliza durante a prova prática para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A medida é seguida por outros três estados: Amazonas, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul. A alteração segue a resolução 1.020 do Conselho Nacional de Trânsito […]

POR Redação SRzd 27/1/2026| 2 min de leitura

Motorista. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Motorista. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

| Siga-nos

Mudança. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de São Paulo deixou de realizar o teste de baliza durante a prova prática para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A medida é seguida por outros três estados: Amazonas, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul.

A alteração segue a resolução 1.020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada em dezembro de 2025.

Outros estados também devem confirmar a alteração ao longo das próximas semanas, pois cada órgão é responsável pela definição de suas próprias normas.

No antigo teste, que existia desde a década de 1980, o candidato tinha três chances de estacionar em uma área definida por estacas.

Agora, mesmo sem a manobra da baliza numa área demarcada, o candidato ainda deverá estacionar o carro na rua, próximo ao meio-fio, pelo menos uma vez durante o trajeto da prova.

O Detran justificou que sem este teste, o exame passa a concentrar a atenção no percurso e na circulação do veículo, como conversões à esquerda e à direita.

O órgão acrescenta que o fim da baliza visa simplificar etapas, reduzir custos e melhorar a experiência do cidadão.

A retirada da baliza atende a uma antiga demanda dos candidatos.

A manobra era considerada uma das etapas mais difíceis do exame prático, responsável por altos índices de reprovação e ansiedade durante a avaliação.

+ carros automáticos

Além do fim da baliza, também passa a ser permitido em São Paulo o uso de carros automáticos durante o teste prático nos mais de 500 locais de prova em todo o estado, tanto para renovação quanto para quem vai tentar a primeira habilitação.

Antes, isso só era possível para candidatos que precisavam de algum tipo de adaptação veicular.

Essas alterações vêm na esteira das mudanças nas regras para tirar e renovar a CNH. Entre elas, não é mais contratar uma autoescola para aprender e fazer as aulas práticas de direção.

Rodapé - brasil

Mudança. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de São Paulo deixou de realizar o teste de baliza durante a prova prática para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A medida é seguida por outros três estados: Amazonas, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul.

A alteração segue a resolução 1.020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada em dezembro de 2025.

Outros estados também devem confirmar a alteração ao longo das próximas semanas, pois cada órgão é responsável pela definição de suas próprias normas.

No antigo teste, que existia desde a década de 1980, o candidato tinha três chances de estacionar em uma área definida por estacas.

Agora, mesmo sem a manobra da baliza numa área demarcada, o candidato ainda deverá estacionar o carro na rua, próximo ao meio-fio, pelo menos uma vez durante o trajeto da prova.

O Detran justificou que sem este teste, o exame passa a concentrar a atenção no percurso e na circulação do veículo, como conversões à esquerda e à direita.

O órgão acrescenta que o fim da baliza visa simplificar etapas, reduzir custos e melhorar a experiência do cidadão.

A retirada da baliza atende a uma antiga demanda dos candidatos.

A manobra era considerada uma das etapas mais difíceis do exame prático, responsável por altos índices de reprovação e ansiedade durante a avaliação.

+ carros automáticos

Além do fim da baliza, também passa a ser permitido em São Paulo o uso de carros automáticos durante o teste prático nos mais de 500 locais de prova em todo o estado, tanto para renovação quanto para quem vai tentar a primeira habilitação.

Antes, isso só era possível para candidatos que precisavam de algum tipo de adaptação veicular.

Essas alterações vêm na esteira das mudanças nas regras para tirar e renovar a CNH. Entre elas, não é mais contratar uma autoescola para aprender e fazer as aulas práticas de direção.

Rodapé - brasil

Notícias Relacionadas

Ver tudo