CNH: São Paulo e mais três estados acabam com teste de baliza em prova prática
Mudança. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de São Paulo deixou de realizar o teste de baliza durante a prova prática para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A medida é seguida por outros três estados: Amazonas, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul. A alteração segue a resolução 1.020 do Conselho Nacional de Trânsito […]
PORRedação SRzd27/1/2026|
2 min de leitura
Motorista. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
| Siga-nos
Mudança. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de São Paulo deixou de realizar o teste de baliza durante a prova prática para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
A medida é seguida por outros três estados: Amazonas, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul.
A alteração segue a resolução 1.020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada em dezembro de 2025.
Outros estados também devem confirmar a alteração ao longo das próximas semanas, pois cada órgão é responsável pela definição de suas próprias normas.
No antigo teste, que existia desde a década de 1980, o candidato tinha três chances de estacionar em uma área definida por estacas.
Agora, mesmo sem a manobra da baliza numa área demarcada, o candidato ainda deverá estacionar o carro na rua, próximo ao meio-fio, pelo menos uma vez durante o trajeto da prova.
O Detran justificou que sem este teste, o exame passa a concentrar a atenção no percurso e na circulação do veículo, como conversões à esquerda e à direita.
O órgão acrescenta que o fim da baliza visa simplificar etapas, reduzir custos e melhorar a experiência do cidadão.
A retirada da baliza atende a uma antiga demanda dos candidatos.
A manobra era considerada uma das etapas mais difíceis do exame prático, responsável por altos índices de reprovação e ansiedade durante a avaliação.
+ carros automáticos
Além do fim da baliza, também passa a ser permitido em São Paulo o uso de carros automáticos durante o teste prático nos mais de 500 locais de prova em todo o estado, tanto para renovação quanto para quem vai tentar a primeira habilitação.
Antes, isso só era possível para candidatos que precisavam de algum tipo de adaptação veicular.
Essas alterações vêm na esteira das mudanças nas regras para tirar e renovar a CNH. Entre elas, não é mais contratar uma autoescola para aprender e fazer as aulas práticas de direção.
Mudança. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de São Paulo deixou de realizar o teste de baliza durante a prova prática para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
A medida é seguida por outros três estados: Amazonas, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul.
A alteração segue a resolução 1.020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada em dezembro de 2025.
Outros estados também devem confirmar a alteração ao longo das próximas semanas, pois cada órgão é responsável pela definição de suas próprias normas.
No antigo teste, que existia desde a década de 1980, o candidato tinha três chances de estacionar em uma área definida por estacas.
Agora, mesmo sem a manobra da baliza numa área demarcada, o candidato ainda deverá estacionar o carro na rua, próximo ao meio-fio, pelo menos uma vez durante o trajeto da prova.
O Detran justificou que sem este teste, o exame passa a concentrar a atenção no percurso e na circulação do veículo, como conversões à esquerda e à direita.
O órgão acrescenta que o fim da baliza visa simplificar etapas, reduzir custos e melhorar a experiência do cidadão.
A retirada da baliza atende a uma antiga demanda dos candidatos.
A manobra era considerada uma das etapas mais difíceis do exame prático, responsável por altos índices de reprovação e ansiedade durante a avaliação.
+ carros automáticos
Além do fim da baliza, também passa a ser permitido em São Paulo o uso de carros automáticos durante o teste prático nos mais de 500 locais de prova em todo o estado, tanto para renovação quanto para quem vai tentar a primeira habilitação.
Antes, isso só era possível para candidatos que precisavam de algum tipo de adaptação veicular.
Essas alterações vêm na esteira das mudanças nas regras para tirar e renovar a CNH. Entre elas, não é mais contratar uma autoescola para aprender e fazer as aulas práticas de direção.