Com a previsão de frio intenso nos próximos dias, a Prefeitura de São Paulo monta a partir desta segunda-feira (27) tendas em cinco regiões da cidade para atender a população em situação de rua no período de baixas temperaturas.
Os espaços funcionarão das 18h à meia noite, com oferta de sopas, pão, chocolate quente, chá e água. Haverá distribuição de cobertores e as pessoas serão encaminhadas para a rede de assistência.
Serão disponibilizadas 1,2 mil vagas emergenciais de acolhimento nas unidades públicas para pernoite. Mais 191 profissionais irão reforçar o Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), além dos 590 que já trabalham na busca ativa de pessoas em situação vulnerável nas madrugadas.
Pelo número telefônico 156, é possível solicitar a abordagem social a pessoas em situação de rua que precisem de acolhimento. O pedido pode ser feito de forma anônima, com a necessidade de indicar apenas um endereço aproximado e características da pessoa que esteja exposta ao frio.
Endereços das tendas
Região Central – Praça da República e Praça Marechal Deodoro;
Região Sul – Santo Amaro (Praça Floriano Peixoto, nº 54) e Capela do Socorro (Praça José Boemer Roschel);
Região Norte – Santana (Praça Heróis da FEB, s/n) e Vila Maria (Praça Novo Mundo);
Região Leste – Guaianases (Praça Presidente Getúlio Vargas, s/n), Itaquera (Rua Gilberto Gomes Mota, acesso à Avenida Jacu-Pêssego lado direito) e Mooca (Praça Cid José da Silva Campanella);
Região Oeste – Lapa (Rua do Curtume, s/n – esquina com Guaicurus);
Pets
Veterinários atuarão nas tendas para examinar os animais companheiros das pessoas em situação de rua. Serão distribuídos por eles potes para hidratação e petiscos.
A cada noite uma equipe de veterinários estará em uma das dez tendas, realizando vacinação e vermifugação, além do registro geral do animal (RGA) e microchipagem.
Em ação inédita, os orientadores de SEAS distribuirão porções de ração para os animais que acompanham as pessoas em situação de rua durante as abordagens e aqueles que aceitarem seguir para serviços da rede serão encaminhados para equipamentos que possuam espaço próprio para os bichinhos.
* Com informações da Prefeitura de São Paulo