O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro publicou nota oficial relatando o posicionamento da TV Globo sobre o corte de pessoal dos seus quadros. Veja abaixo a íntegra:
“O Sindicato esteve hoje, 31/3, participando de uma reunião na TV Globo, por solicitação do RH da empresa, Edmundo Lopes.
Na reunião, fomos informados que a empresa, embora sólida financeiramente, passa por um processo de ajuste e, em consequência, promoverá “demissões pontuais” em abril e maio. Manifestamos nossa posição contrária a processos de demissão em massa e cobramos informações sobre a quantidade e o perfil dos profissionais que serão atingidos.
O representante da empresa afirmou que não se trata de demissões em massa e que os cortes atingirão os salários mais altos que, segundo ele, estão incompatíveis com o mercado.
O Sindicato vê com extrema preocupação esse processo, que impacta os trabalhadores num momento em que negociamos a nossa Convenção Coletiva, tentando reduzir as perdas salariais e assegurar melhores condições de trabalho e remuneração a profissionais que, em período recentíssimo, tiveram um desempenho excepcional na produção de informação verídica e de qualidade. Ao mesmo tempo, é o momento em que a economia do país busca se reerguer após o cenário de terra arrasada vivido nos últimos anos.
Em vista disso, o Sindicato repudia veementemente a postura da direção da empresa que, mais uma vez, penaliza justamente aqueles que são seu principal patrimônio, os trabalhadores. Estamos à disposição dos trabalhadores para quaisquer ações, inclusive jurídicas.
Diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro”