Indígenas, policiais militares e legislativos entraram em confronto, nesta terça-feira (22), durante manifestação em frente ao Anexo II da Câmara dos Deputados, em Brasília.
Pelo menos cinco pessoas ficaram feridas, sendo três policiais, dois legislativos e um PM, e dois indígenas.
A Câmara dos Deputados afirma que os manifestantes tentaram invadir o prédio, mas o Conselho Indigenista Missionário diz que os policiais usaram bombas de gás lacrimogêneo e spray de pimenta para dispersar os manifestantes, enquanto os indígenas atiraram flechas contra os seguranças.
Segundo a Câmara um policial legislativo foi atingido por uma flechada na perna e um servidor administrativo foi ferido no tórax. Ambos foram levados a um hospital particular na Asa Sul. O Polícia Militar levou uma flechada no pé e foi atendido pela equipe médica da Casa.
A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil disse que dois indígenas, um homem e uma mulher, ficaram feridos, foram levados para o Hospital de Base e permaneciam em observação.
Na pauta estava o PL 490, que é uma das prioridades da Frente Parlamentar da Agropecuária, que prevê, entre outras medidas, a criação de um marco temporal para delimitar o que são terras tradicionalmente ocupadas pelos indígenas.
+ confira a íntegra da nota da Câmara Legislativa sobre a confusão:
“Por volta das 12h30 desta terça-feira, cerca de 500 indígenas, em sua maioria armados com flechas e tacapes, tentou invadir o Anexo II da Câmara dos Deputados. De início, eles derrubaram os gradis da entrada do edifício e os arremessaram contra os policiais legislativos. Logo depois, várias flechas foram disparadas contra os policiais, ainda na tentativa de invasão do anexo. Os policiais legislativos repeliram os indígenas com bombas de efeito moral, gás de pimenta e gás lacrimogêneo. Não houve disparo de tiros ou qualquer tipo de agressão física contra os manifestantes. Um policial legislativo foi atingido na perna por uma flecha e um servidor da área administrativa da Polícia Legislativa foi flechado no tórax. Ambos foram transferidos para um hospital privado do Distrito Federal. Um policial militar foi flechado no pé, mas já foi atendido no Departamento Médico da Câmara e passa bem. O Anexo II da Câmara não foi ocupado. A situação está calma no momento e os indígenas não estão mais no local”.
+ Sidney Rezende: ‘Bolsonaro imaginou que teria outra recepção em Guaratinguetá’
+ Freixo chega ao PSB e alerta: ‘Eleição de 2022 pode ser a última’
+ MT: apresentador de afiliada da RecordTV morre aos 43 anos
+ Ex de Ana Maria se diz surpreso com notícia da separação: ‘Ela é minha mulher’
+ Mourão sobre relação com Bolsonaro: ‘Não é fácil’
+ Zambelli edita vídeo de Bolsonaro e exclui ataque do presidente
+ Atriz Mabel Calzolari morre aos 21 anos no Rio
+ Web obriga famosos a se posicionarem; agora é a vez de Ivete Sangalo
+ Covid-19: Brasil ultrapassa 18 mi de casos
+ MA: deputada critica lei que protege LGBTQIA+; ‘Bíblia só trata de macho e fêmea’
+ CPI: Após errar previsões sobre a Covid, Osmar Terra mantém convicções
+ Aos 88 anos, Ary Fontoura virou fenômeno na web e conta que recebe nudes
+ Caso Lázaro levanta audiência da RecordTV; veja os números de 21 de junho