O GRESV Império da Alegria apresenta seu enredo e equipe para sua estréia no Grupo de Acesso do Carnaval Virtual, a escola cantará o orixá Logun Edé com o enredo: “Logun Edé – Menino Doce Mel. Meio Oxóssi, Meio Oxum” de autoria do enredista da agremiação Lucas Ribeiro e do presidente Wellington Rodrigues Ribeiro, o logo do enredo é do design Adalmir Menezes.
FICHA TÉCNICA:
Nome: Grêmio Recreativo Escola de Samba Virtual Império da Alegria
Cidade sede: Rio de Janeiro
Data de fundação: 23/03/2020
Cores: Vermelho e Dourado
Símbolo: Coroa
Presidente: Wellington Rodrigues Ribeiro
Carnavalesco: Diego Ferreira Muniz
Intérprete: Rodrigo Santos
Compositor: Júlio Guilherme
Enredista: Lucas Ribeiro
ENREDO:
Logun Edé – Menino Doce Mel. Meio Oxóssi, Meio Oxum.
Autor: Lucas Ribeiro e Wellington Rodrigues Ribeiro
Afoxé para Logun
Menino caçador, Flecha no mato bravio
Menino pescador, Pedra no fundo do rio
Coroa reluzente, Todo ouro sobre azul
Menino onipotente, Meio Oxóssi, meio Oxum
Eh…, quem é que ele é?
Ah…, onde é que ele está?
Axé, menino,axé!
Fara Logun, Fara Logun, Fá
Axé, menino,axé!
Fara Logun, Fara Logun, Fá
Menino, meu amor, Minha mãe, meu pai, meu filho
Toma teu axoxô, Teu onjé de coco e milho
Me dá do teu axé, Que eu te dou teu mulucum
Menino, doce mel, Meio Oxóssi, meio Oxum
(Nei Lopes – Clara Nunes)
“GUIE OS MEUS PASSOS, SOB SEU MANTO AZUL E AMARELO. LOCI LOCI LOGUN EDÉ!”
Menino belo de leveza cativante, azul e amarelo são suas cores. Sempre com o Ofá de seu pai na sua mão direita e o Abebé de sua mãe Oxum na mão esquerda.
Oxóssi e Oxum eram dois orixás muito vaidosos. Orgulhosos, eles viviam às turras. Mas Oxóssi não resistiu ao doce mel de Oxum e cedeu aos seus encantos.
Oxóssi descobriu que Oxum estava grávida, e disse à Oxum que gostaria de ficar com o menino e criá-lo. Então, Oxum estabeleceu que o menino ficaria metade do ano nas matas com Oxóssi e metade do ano com Oxum nos rios.
Longun Edé cresceu e herdou o jeito meigo e doce de Oxum, e a graça e o espírito de caçador de Oxóssi.
Menino astuto que enganou até Oxalá, pegando os seus segredos e guardando em seu embornal. Mesmo chateado e tentando dar uma lição, Oxalá admirou o orgulho de Logun Edé e o consagrou Orixá
Logun Edé, é exímio caçador e príncipe dos rios, que recebeu de Orunmilá a missão de proteger os pescadores com a sua força e astúcia de caçador, mas sempre com a graça e elegância de sua mãe.
Santo menino que velho respeita! LogunEdé não possui qualidades, por conseguir ter o poder de se transformar no que ele quiser. É a tríade reunida em um só ser. É a união de sua pureza de menino com a força dos rios e das matas. Essa forma de viver e de unir o sagrado masculino e feminino é o que torna esse Orixá tão especial. O menino que já nasceu príncipe.
A ternura desse Orixá e a sua força e vitalidade é motivo para tanta admiração. Em cada criança e jovem que se aventura e se encanta com o mundo ao seu redor tem o espírito de Logun Edé. A suavidade de suas vestes com as cores de seus ascendentes traz a paz e o encanto, nos remete a inocência e a sensação de explorar de nossa infância e juventude.
Logun Edé está nos terreiros, nos jovens iniciados que levarão o legado e a missão de perpetuar o amor e a celebração dos Orixás!
Referências Bibliográficas
LOPES, Nei. Logunedé: santo menino que velho respeita. 2.ed. Rio de Janeiro: Pallas, 2007.
PRANDI, Reginaldo, Mitologia dos Orixás. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
SANTOS, Silvia Maria Vieira dos. JOVEM QUE VELHO RESPEITA – AS EXPERIÊNCIAS E SABERES DA JUVENTUDE CANDOMBLECISTA. Orientador: Profª. Drª Celecina de Maria Veras Sales. 2015. Tese de Conclusão de Curso (Doutorado em Educação Brasileira) – UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, Ceará, 2015. Disponível em:
http://www.repositorio.ufc.br/ri/bitstream/riufc/16217/1/2015_tese_smvsantos.pdf. Acesso em: 28 mar. 2020.
INFORMAÇÕES DA DISPUTA DE SAMBA:
– Escola encomendará a obra.