BA-DER-NA! Maria do Povo: esse é o enredo da Ilha para o Carnaval 2025
“1849. A União da Ilha segue os passos da maior estrela do Palco Lírico de um Rio de Janeiro ainda Imperial: Marietta Baderna.
Segundo o Dicionário da Língua Portuguesa Brasileira:
(ba.der.na)
1.Situação de grande confusão ou desordem.
2.Festa ou divertimento, geralmente noturnos e muito animados.
3.Provido do sobrenome da primeira bailarina da Ópera de Milão com nome Marietta, e seu público de revolucionários – os Badernistas.
Bailarina do Erudito. Dançarina do Povo.
Amante das ruas, que se uniu à populares (pretos, nativos e mestiços das ralés), levando os passos da Cachucha e do Lundu ao Theatro Lírico São Pedro de Alcântara. Aclamada por jovens românticos que lutaram por ideais liberalistas de nosso país. Poetas dos cafés e dos bordéis da cidade que invadem a cena conclamando com pés no chão:
BA-DER-NA!
BA-DER-NA!
BA-DER-NA! Maria do Povo. Nosso povo te aplaude”, diz a descrição publicada pela escola quando do lançamento e que agora tem a devida sinopse:
+ Mudanças no elenco:
Horas após realizar a eleição que reelegeu Ney Filardi no comando da escola, no último dia 14, foi anunciada a contratação do carnavalesco Marcus Ferreira.
Em seguida, a Ilha definiu Tem Tem Jr. para o lugar do intérprete Nêgo; a permanência da Rainha de Bateria Juliana Souza e a chegada do novo primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira; David Sabiá e Fernanda Lhove.
+ veja a logo do enredo:
+ Carnaval 2024:
Doum e Amora: crianças para transformar o mundo, assinado por Cahê Rodrigues. Este foi o enredo da escola que ficou com o 7º lugar na Série Ouro no Carnaval deste ano.
O samba é de autoria dos compositores André de Souza, John Bahiense, Ricardo Castanheira, Leandro Pereira, Leandro Augusto, Júlio Assis, Flávio Stutzel e Vagner Alegria.
+ ENTREVISTAS NO DESFILE
+ GALERIA DE FOTOS DO DESFILE
+ VÍDEO: MELHORES MOMENTOS DO DESFILE