Pré-candidato a prefeito, Marcelo Calero (Cidadania) defende a participação direta da prefeitura do Rio de Janeiro no Carnaval carioca. Em entrevista ao jornal O Dia, com participação do diretor do SRzd, Sidney Rezende, ele também afirmou que o poder público precisa encarar a festa de forma estratégica.
“É fundamental que a prefeitura participe do Carnaval, de forma direta, inclusive. A escola de samba representa um equipamento cultural, mais que isso, um equipamento comunitário, onde elas estão inseridas, de vital importância. Elas movimentam as economias locais, tem capacidade de mobilização, tem capacidade de criação de cadeia econômica e produtiva própria. A gente acha que é só oba-oba de entretenimento. A gente tem que encarar de maneira estratégica.”
Calero, que já foi Secretário de Cultura na gestão de Eduardo Paes e Ministro da Cultura durante o governo Temer, defendeu as agremiações como parte da identidade do Rio de Janeiro. Para ele, o ensino público deve reforçar essa tese.
“Como as escolas de samba estão presentes na construção da nossa identidade carioca. Acho que os estudos sobre a cultura carioca precisam ser reforçadas nas escolas municipais, porque disso depende a nossa própria construção em termos de memória, de identidade. Isso é fundamental para que as pessoas cuidem da sua cidade. Se a gente não conhece a nossa história, se a gente não tem memória a respeito daquilo que nós somos, nós não temos alma. E uma cidade sem alma é uma cidade fadada ao fracasso”, disse o pré-candidato.
Leia mais
+ Pré-candidato a prefeito, Paes critica Crivella: ‘Vejo preconceito. Acho que tem condições de dar subsídio’
+ Pré-candidato a prefeito, Brizola Neto quer transformar Sambódromo em escola de tempo integral