Rio. Vem, Carnaval! O SRzd esquenta sua cobertura 2025 trazendo reportagens especiais sobre o Carnaval carioca, faltando poucos dias para o final do ano e início da contagem regressiva para mais uma edição do maior espetáculo da Terra.
O que é um jejum? O jejum é a privação de comida ou redução das refeições diárias a uma só durante um determinado período. Existem diversos motivos que levam uma pessoa a fazer jejum, sendo os principais, os religiosos ou medicinais.
Onde existe competição, porém, o termo é usado para contar o tempo que uma agremiação não conquista um determinado objetivo.
É assim no esporte, em tantos outros segmentos, e nos concursos de escolas de samba também.
Os sambistas já contam ansiosos os segundos para voltarem ao palco do maior da folia, a Marquês de Sapucaí. Mas não é só pelo simples fato em torno do evento, toda sua riqueza cultural e artística. A disputa, sempre acirrada, será à vera.
Nesse cenário, mesmo com o evidente desejo das 12 escolas que integram o Grupo Especial carioca de chegar ao primeiro lugar e levar a taça para suas comunidades, existe um outro elemento, citado no começo da reportagem; o jejum.
Deste grupo, apenas duas agremiações nunca conquistaram o título e a “fome”, naturalmente, deve ser a maior: o Paraíso do Tuiuti e a estreante Unidos de Padre Miguel.
Quem está de barriga cheia, mas não menos faminta, é a Unidos do Viradouro, atual campeã e que, certamente, quer repetir o saboroso “prato” com tempero de vitória. As outras 9 escolas assim estão na espera para voltar a faturar o campeonato:
Imperatriz Leopoldinense – desde 2023
Acadêmicos do Grande Rio – desde 2022
Mangueira – desde 2019
Beija-Flor – desde 2018
Mocidade e Portela – desde 2017
Unidos da Tijuca – desde 2014
Unidos de Vila Isabel – desde 2013
Acadêmicos do Salgueiro – desde 2009