Sorteio da ordem de desfiles do Grupo Especial 2025, com nova configuração, aconteceu na noite desta quinta-feira (23), na Cidade do Samba
Rio. Com shows e presença da comunidade do samba carioca, aconteceu o sorteio da ordem de desfiles do Carnaval do próximo ano, em evento na Cidade do Samba, local que abriga os barracões das escolas da divisão principal. Milton Cunha e Regina Casé foram contratados para a apresentar a festa.
Os desfiles oficiais do Rio de Janeiro terão mais um dia a partir de agora. Além das já tradicionais apresentações no domingo e na segunda-feira, o público poderá acompanhar o espetáculo na Marquês de Sapucaí também na terça-feira de Carnaval.
A decisão pela nova divisão de datas foi chancelada pelos presidentes e representantes das agremiações, sob o comando da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), presidida por Gabriel Davi, aclamado presidente há poucas semanas.
Dentro da configuração aprovada, quatro escolas se apresentarão em cada dia. Dessa forma, também em decisão inédita, as notas dos julgadores passarão a ser fechadas ao final de cada dia. O desfile das Campeãs está mantido no sábado, dia 8 de março, com as seis primeiras colocadas celebrando seus resultados no concurso.
Antes do sorteio, problemas. Uma falha no sistema de som impediu a apresentação da Unidos de Viradouro, atual campeã. Após o constrangimento e clima de tensão entre os componentes da agremiação de Niterói e os organizadores, o evento seguiu para o sorteio, evidenciando um certo desconforto da dupla de apresentadores. O show da campeã, ficou para o final, junto do Samba da Volta.
UPM, Unidos da Tijuca e Mocidade Independente de Padre Miguel, já estavam com suas posições de desfile definidas.
As demais foram divididas em trincas:
Estação Primeira de Mangueira, Portela e Beija-Flor de Nilópolis;
Paraíso do Tuiuti, Unidos de Vila Isabel e Imperatriz Leopoldinense;
Acadêmicos do Grande Rio, Unidos do Viradouro e Acadêmicos do Salgueiro.
*Não houve troca entre as escolas dentro de cada dia, permanecendo o estabelecido em sorteio
+ VEJA A ORDEM OFICIAL:
Domingo, 2 de março:
1ª – Unidos de Padre Miguel (atual campeã da Série Ouro)
2ª – Imperatriz Leopoldinense
3ª – Unidos do Viradouro
4ª – Estação Primeira de Mangueira
Segunda-feira, 3 de março:
1ª – Unidos da Tijuca (11ª colocada do Grupo Especial 2024)
2ª – Beija-Flor de Nilópolis
3ª – Acadêmicos do Salgueiro
4ª – Unidos de Vila Isabel
Terça-feira, 4 de março:
1ª – Mocidade Independente de Padre Miguel (10ª colocada do Grupo Especial 2024)
2ª – Paraíso do Tuiuti
3ª – Acadêmicos do Grande Rio
4ª – Portela
+ Povão não curtiu a mudança:
O SRzd abriu enquete para saber a opinião dos leitores do portal e colocou algumas opções para saber o que pensam os sambistas diante dessa mudança, que altera todo o modelo de desfiles implementado em 1984, no primeiro Carnaval no sambódromo. Veja o resultado final da votação:
APROVEI – 15,8%
NÃO APROVEI – 40,2%
TERIA QUE AUMENTAR O Nº DE ESCOLAS – 35,6%
TERIA QUE AUMENTAR O TEMPO DE DESFILE – 7,8%
OUTRO (pediu-se que justifica-se nos comentários) – 0,7%
Nesse contexto, as redes sociais entraram em polvorosa após o anúncio. Críticas, elogios e muitas dúvidas. Diante disso, os organizadores dos desfiles do Especial postaram um “fato ou fake” para responder algumas das dúvidas que surgiram, confira:
A reportagem do SRzd procurou a Liesa para esclarecer uma das dúvidas mais frequentes entre os sambistas: como fica o tempo de desfile? A entidade informou que não haverá mudança, nem no tempo mínimo, nem no tempo máximo.
+ veja vídeos das apresentações durante o evento
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por SRzd (@portalsrzd)
*Créditos/reportagem: Rafael Ávila, Cláudio Francioni e Juliana Dias