Rio. A Estação Ferroviária Leopoldina, na Avenida Francisco Bicalho, Região Central do Rio, será revitalizada em iniciativa da Prefeitura e do Governo Federal que assinaram a cessão do espaço, a partir de agora, gerido pelo Município.
A assinatura aconteceu em cerimônia com a presença do prefeito Eduardo Paes (PSD), da ministra de Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, entre outras autoridades, nesta sexta-feira (10). Agora, inicia-se o processo licitatório para a restauração do prédio.
No terreno da estação serão erguidos a Fábrica do Samba da Série Ouro, empreendimentos habitacionais do Minha Casa Minha Vida, um Centro de Convenções e equipamentos sociais.
“Aqui estamos pegando um prédio que é ícone dessa cidade e do Brasil. Era daqui que as pessoas se transportavam para o trabalho. Minas Gerais e São Paulo. Mas o mundo mudou, e isso daqui foi abandonado. O dono disso aqui não pode ser o governo federal, é o povo do estado do Rio de Janeiro e brasileiro. Estamos devolvendo para o uso público”, disse Paes.
Ainda de acordo com o prefeito, as licitações publicadas se referem a obra de revitalização da estação e a construção da Cidade do Samba 2. A previsão é que as obras fiquem prontas até o Carnaval de 2026. Algumas agremiações do Acesso levaram integrantes para o momento de celebração para os sambistas (veja fotos):