A professora, escritora e pesquisadora Rachel Valença, em sua coluna no SRzd, opinou sobre os seus sambas de enredo prediletos das 12 escolas do Grupo Especial do Rio de Janeiro para o Carnaval 2022.
Os hinos foram escolhidos entre os dias 28 de setembro e 1º de outubro de 2021. A definição aconteceu durante as gravações do programa “Seleção do Samba”, da TV Globo.
Com o adiamento da festa, os desfiles da primeira divisão do samba carioca neste ano estão previstos para os dias 22 (sexta-feira) e 23 (sábado) de abril, na Marquês de Sapucaí.
+ Confira a ordem dos desfiles
Confira abaixo a opinião de Rachel Valença:
1º lugar – Grande Rio. Compositores: Gustavo Clarão, Arlindinho Cruz, Jr. Fragga, Claudio Mattos, Thiago Meiners e Igor Leal.
Samba espetacular, a melodia é linda e original, totalmente sintonizada com o enredo. A letra começa com a saudação “boa noite, moça, boa noite, moço”, irresistível. Um samba animado, perfeito para o enredo.
2º lugar – Unidos do Viradouro. Compositores: Felipe Filósofo, Fabio Borges, Ademir Ribeiro, Devid Gonçalves, Lucas Marques e Porkinho.
A adequação ao enredo começa pela escolha do formato de carta, algo usual e típico do século 20, contribuindo para o clima do desfile. O verso “o coração é passageiro do talvez” concorre tranquilamente para o melhor da safra de 2022.
3º lugar – Mocidade Independente. Compositores: Carlinhos Brown, Diego Nicolau, Richard Valença, Orlando Ambrosio, Gigi da Estiva, Nattan Lopes, J. J. Santos e Cabeça do Ajax.
Samba forte, que homenageia ao mesmo tempo o padroeiro da escola e sua bateria, marca incontornável da escola.
+ Ouça todos os sambas do Grupo Especial
Leia também:
+ Paes cita questão financeira ao adiar desfiles: ‘Decisão estratégica para preservar o Carnaval’
+ Quais os direitos dos funcionários durante os dias de Carnaval?