Sapucaí, 40: Utopia de Darcy e o embate de Brizola, o ‘Odorico’ para os Marinho

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Rio. O palco maior do Carnaval brasileiro vive um marco em sua história. O sambódromo da Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, está próximo de completar quatro décadas de espetáculo. Lá, aconteceu a consolidação dos desfiles das escolas de samba na cidade. A Passarela Professor Darcy Ribeiro começou a ser construída em 1983 e foi […]

POR Redação SRzd17/01/2024|5 min de leitura

Sapucaí, 40: Utopia de Darcy e o embate de Brizola, o ‘Odorico’ para os Marinho

Foto: Acervo do Museu Nacional/Arte: SRzd

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Rio. O palco maior do Carnaval brasileiro vive um marco em sua história. O sambódromo da Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, está próximo de completar quatro décadas de espetáculo. Lá, aconteceu a consolidação dos desfiles das escolas de samba na cidade.

A Passarela Professor Darcy Ribeiro começou a ser construída em 1983 e foi inaugurada no ano seguinte. Em 2024, chega aos 40 anos recebendo a diversidade de criação, a genialidade artística e musical de tantas mentes brilhantes e traços tão importantes relevantes da cultura popular do país.

O portal SRzd preparou uma série de reportagens sobre esse momento. Na primeira, tratou do criador; Oscar Niemeyer:

+ Oscar Niemeyer, o traço do gênio no palco da cultura popular

Utopia de Darcy e o embate de Brizola, o ‘Odorico’ para os Marinho

A passarela do samba foi uma ideia do antropólogo, educador e político Darcy Ribeiro. Inaugurada em 1984 durante o governo de Leonel Brizola (1983-1987), de quem Ribeiro foi vice na ocasião, a estrutura foi rebatizada com o nome de seu idealizador em 1987 e ficou popularmente conhecida como sambódromo, que significa “lugar para correr”.

A Marquês de Sapucaí figura na lista das muitas ideias visionárias que Darcy concretizou ao longo de uma diversa e produtiva vida, como a Universidade de Brasília (1962), os famosos CIEPs, os Centros Integrados de Educação Pública (1983) e a Universidade Estadual do Norte Fluminense (1993), além de ampla produção literária nos campos da antropologia, da etnologia e da educação.

Visto como um produto da utopia, Ribeiro deixou um potente legado. Muitos deles estão reunidos em Os futuros de Darcy Ribeiro de Andrés Kozel e Fabricio Pereira da Silva. Publicado pela Elefante no ano de seu centenário, em 2022, o livro traz uma criteriosa seleção de textos que formam um panorama de suas visões de futuro do Brasil e das sociedades.

“O Brasil é já a maior das nações neolatinas, pela magnitude populacional, e começa a sê-lo também por sua criatividade artística e cultural. Precisa agora sê-lo no domínio da tecnologia da futura civilização, para se fazer uma potência econômica, de progresso autossustentado. Estamos nos construindo na luta para florescer amanhã como uma nova civilização, mestiça e tropical, orgulhosa de si mesma”, escreveu.

Darcy nasceu em Montes Claros e destacou-se como um dos mais brilhantes intelectuais brasileiros. Na política, foi ministro da Educação (1962-1963) e chefe da Casa Civil (1963-1964) durante o governo de João Goulart, derrubado pelo Golpe Militar de 1964. No exílio, desde o Golpe até o retorno em 1976, trabalhou como professor universitário na América Latina. Com a chamada abertura, exerceu os cargos de vice-governador do Rio e senador da República (1991-1997).

E como deixar de fora da biografia de Darcy a história da folia carioca? Ainda que não fosse ele o idealizador da Passarela do Samba, suas percepções sobre o povo brasileiro também passam pela manifestação genuína da cultura popular que se mostra ao mundo ali, uma vez ao ano.

E a construção do sambódromo, em si, também foi um fato político. Até então, a logística do “monta e desmonta” das arquibancadas todos os anos era um foco de corrupção e superfaturamento. O preço anual era praticamente equivalente ao preço da construção do sambódromo definitivo. A decisão do então governador, mexeu com interesses poderosos.

Um deles, vinha das Organizações Globo, opositora histórica do governador. A emissora da família Marinho se colocou contra a construção da Passarela. No jornal impresso O Globo, uma charge comparava Brizola a Odorico Paraguaçu, personagem da obra de Dias Gomes; um político corrupto e fanfarrão que construiu um cemitério em uma cidade em que não morria ninguém.

Charge de O Globo comparando Brizola a Odorico Paraguaçu — Foto: Acervo Digital O Globo

A Rede Globo, que transmitia os desfiles até então, se recusou a cobrir a festa e a TV Manchete fez a transmissão do evento. Com a cobertura dos desfiles, a Manchete ganhou da Globo em audiência, algo inédito para aquele momento e, no ano seguinte, a emissora de Roberto Marinho voltou a transmitir o Carnaval. E permanece até hoje.

O maior sucesso, porém, veio depois da festa: crianças estudando em salas de aula no CIEP do sambódromo. Esse era o principal objetivo do projeto de Leonel Brizola e Darcy Ribeiro, e, claro, Oscar Niemeyer, o arquiteto da obra.

Passados tantos anos, o descaso do poder público com a educação segue apoteótico. Hoje, o CIEP do sambódromo já não funciona, e o local é utilizado apenas para creches.

A falta de visão estratégica dos que organizam a festa, aliada à ausência de sensibilidade social por parte dos governantes, tem tem excluído solenemente este equipamento tão importante e representativo para o Rio. Usado ao longo do ano todo, poderia fomentar e impulsionar não só o campo da edução e da cultura, mas gerar riqueza e divisas para cidade.

Rio. O palco maior do Carnaval brasileiro vive um marco em sua história. O sambódromo da Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, está próximo de completar quatro décadas de espetáculo. Lá, aconteceu a consolidação dos desfiles das escolas de samba na cidade.

A Passarela Professor Darcy Ribeiro começou a ser construída em 1983 e foi inaugurada no ano seguinte. Em 2024, chega aos 40 anos recebendo a diversidade de criação, a genialidade artística e musical de tantas mentes brilhantes e traços tão importantes relevantes da cultura popular do país.

O portal SRzd preparou uma série de reportagens sobre esse momento. Na primeira, tratou do criador; Oscar Niemeyer:

+ Oscar Niemeyer, o traço do gênio no palco da cultura popular

Utopia de Darcy e o embate de Brizola, o ‘Odorico’ para os Marinho

A passarela do samba foi uma ideia do antropólogo, educador e político Darcy Ribeiro. Inaugurada em 1984 durante o governo de Leonel Brizola (1983-1987), de quem Ribeiro foi vice na ocasião, a estrutura foi rebatizada com o nome de seu idealizador em 1987 e ficou popularmente conhecida como sambódromo, que significa “lugar para correr”.

A Marquês de Sapucaí figura na lista das muitas ideias visionárias que Darcy concretizou ao longo de uma diversa e produtiva vida, como a Universidade de Brasília (1962), os famosos CIEPs, os Centros Integrados de Educação Pública (1983) e a Universidade Estadual do Norte Fluminense (1993), além de ampla produção literária nos campos da antropologia, da etnologia e da educação.

Visto como um produto da utopia, Ribeiro deixou um potente legado. Muitos deles estão reunidos em Os futuros de Darcy Ribeiro de Andrés Kozel e Fabricio Pereira da Silva. Publicado pela Elefante no ano de seu centenário, em 2022, o livro traz uma criteriosa seleção de textos que formam um panorama de suas visões de futuro do Brasil e das sociedades.

“O Brasil é já a maior das nações neolatinas, pela magnitude populacional, e começa a sê-lo também por sua criatividade artística e cultural. Precisa agora sê-lo no domínio da tecnologia da futura civilização, para se fazer uma potência econômica, de progresso autossustentado. Estamos nos construindo na luta para florescer amanhã como uma nova civilização, mestiça e tropical, orgulhosa de si mesma”, escreveu.

Darcy nasceu em Montes Claros e destacou-se como um dos mais brilhantes intelectuais brasileiros. Na política, foi ministro da Educação (1962-1963) e chefe da Casa Civil (1963-1964) durante o governo de João Goulart, derrubado pelo Golpe Militar de 1964. No exílio, desde o Golpe até o retorno em 1976, trabalhou como professor universitário na América Latina. Com a chamada abertura, exerceu os cargos de vice-governador do Rio e senador da República (1991-1997).

E como deixar de fora da biografia de Darcy a história da folia carioca? Ainda que não fosse ele o idealizador da Passarela do Samba, suas percepções sobre o povo brasileiro também passam pela manifestação genuína da cultura popular que se mostra ao mundo ali, uma vez ao ano.

E a construção do sambódromo, em si, também foi um fato político. Até então, a logística do “monta e desmonta” das arquibancadas todos os anos era um foco de corrupção e superfaturamento. O preço anual era praticamente equivalente ao preço da construção do sambódromo definitivo. A decisão do então governador, mexeu com interesses poderosos.

Um deles, vinha das Organizações Globo, opositora histórica do governador. A emissora da família Marinho se colocou contra a construção da Passarela. No jornal impresso O Globo, uma charge comparava Brizola a Odorico Paraguaçu, personagem da obra de Dias Gomes; um político corrupto e fanfarrão que construiu um cemitério em uma cidade em que não morria ninguém.

Charge de O Globo comparando Brizola a Odorico Paraguaçu — Foto: Acervo Digital O Globo

A Rede Globo, que transmitia os desfiles até então, se recusou a cobrir a festa e a TV Manchete fez a transmissão do evento. Com a cobertura dos desfiles, a Manchete ganhou da Globo em audiência, algo inédito para aquele momento e, no ano seguinte, a emissora de Roberto Marinho voltou a transmitir o Carnaval. E permanece até hoje.

O maior sucesso, porém, veio depois da festa: crianças estudando em salas de aula no CIEP do sambódromo. Esse era o principal objetivo do projeto de Leonel Brizola e Darcy Ribeiro, e, claro, Oscar Niemeyer, o arquiteto da obra.

Passados tantos anos, o descaso do poder público com a educação segue apoteótico. Hoje, o CIEP do sambódromo já não funciona, e o local é utilizado apenas para creches.

A falta de visão estratégica dos que organizam a festa, aliada à ausência de sensibilidade social por parte dos governantes, tem tem excluído solenemente este equipamento tão importante e representativo para o Rio. Usado ao longo do ano todo, poderia fomentar e impulsionar não só o campo da edução e da cultura, mas gerar riqueza e divisas para cidade.

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