Angola! Tom Maior decide reeditar enredo histórico para disputar Acesso

  • Icon instagram_blue
  • Icon youtube_blue
  • Icon x_blue
  • Icon facebook_blue
  • Icon google_blue

Um enredo histórico, com um samba que marcou uma década e uma comunidade aguerrida que fará de tudo para conquistar o título e voltar ao Grupo Especial. Estas são algumas afirmações que podemos fazer sobre a Tom Maior. Na noite deste sábado (25), a vermelha e amarela anunciou o enredo que irá apresentar no quinto […]

POR Redação SRzd26/05/2024|4 min de leitura

Angola! Tom Maior decide reeditar enredo histórico para disputar Acesso
| Siga-nos Google News

Um enredo histórico, com um samba que marcou uma década e uma comunidade aguerrida que fará de tudo para conquistar o título e voltar ao Grupo Especial. Estas são algumas afirmações que podemos fazer sobre a Tom Maior.

Na noite deste sábado (25), a vermelha e amarela anunciou o enredo que irá apresentar no quinto desfile do domingo, 2 de março, no Sambódromo do Anhembi, pelo Grupo de Acesso 1.

Dezesseis anos depois, a Tom irá reeditar o enredo “Uma nova Angola se abre para o mundo! Em nome da paz, Martinho da Vila canta a liberdade!”. A exaltação ao povo angolano levará a assinatura do carnavalesco Flávio Campello. Badalado em 2009, o desfile, desenvolvido por Marco Aurélio Ruffinn, rendeu apenas a décima primeira colocação no Grupo Especial.

Logotipo do enredo da Tom Maior 2025. Foto: Divulgação
Logotipo do enredo da Tom Maior 2025. Foto: Divulgação

Leia o texto de divulgação do enredo

Depois de 16 anos, os irmãos se reencontram em nossa história. O vermelho da bandeira de Angola se funde ao amarelo da bandeira do Brasil, formando, em Tom Maior, um laço fraternal histórico.

Se encontrando com o passado, se reconhecendo no presente e enxergando, vislumbrada, o futuro, no nosso próximo desfile, Angola há de se emocionar com a reconstrução cultural de seu povo e o renascimento de um Império a ser contemplado por seu próprio olhar.

Dos versos que fincaram nossas raízes na história do carnaval paulistano, Martinho José Ferreira (o nosso Martinho da Vila), partideiro e Embaixador Cultural de Angola no Brasil, fará do Anhembi, a sua Kizomba, que, devagar devagarinho, vai ter de amar a liberdade e só vai cantar em “Tom Maior”.

Em 2025, sob às bênçãos de Zambi, vamos bater o tambor batuqueiro, o canto do negro vai ecoar. É tempo de liberdade e felicidade: em Tom Maior, é negra a cor.

Ouça o samba

O samba cantado por Renê Sobral em 2009, desta vez ganhará a voz de Gilsinho. Confira áudio e letra criada por Maradona, Claudinei, Amós, Ferracini, Ricardo e Tinga.

É nova Angola com mais amor
Seus ideais, de independência e libertação
Chega de guerra e opressão
Buscando o caminho da paz
Um povo que tanto sofreu… renasceu
E brilha o sol da nova era
Reconstruindo a sua história
Rainha Nzinga guerreira
Com seu exemplo, rompeu fronteiras
Entre correntes e lamentos
A Negritude atravessou o mar
Fazendo desse chão seu gueto
O Brasil é negro, e hoje vem sambar

Oi deixa a gira girar…Vamos girar
A proteção “Zambi” nos dá
Vem na ginga d’Angola
E deixa o corpo balançar

Mais tarde o filho volta,
ao lugar que o concebeu
Levando a sabedoria que aprendeu
Axé para quem estendeu a mão
Firmando aliança com nosso irmão
Reconhecendo essa nação
Angola tão cheia de luz
Conquistada por um sonhador
Terra de seus ancestrais
Exalta seu embaixador
É Martinho, é José, Partideiro, Escritor
É da Vila Isabel, que fez Kizomba lá no bairro de Noel

Bate tambor batuqueiro
O Canto do negro ecoou
É tempo de liberdade, e felicidade
Em Tom Maior é negra a cor!

Segunda escola a desfilar no sábado, dia 10 de fevereiro, a Tom Maior exibiu um belo visual no Sambódromo do Anhembi com o enredo “Aysú: Uma História de Amor”, e acabou na décima terceira colocação na classificação final do Grupo Especial, resultado rebaixou a agremiação para o Grupo de Acesso 1 de 2025.

+ Clique aqui para ver como foi o desfile da Tom Maior

Leia também:

+ Carnaval de São Paulo: veja a ordem dos desfiles no Anhembi em 2025

+ Público já pode comprar ingressos para o Carnaval de São Paulo 2025

Notícias Relacionadas

Ver tudo
Carnaval/SP
Premiado, coreógrafo da Tucuruvi destaca superação após críticas

Troféu merecido. A comissão de frente da Acadêmicos do Tucuruvi, que encerrou os desfiles do Grupo Especial de 2024, fez um dos espetáculos mais aplaudidos do ano no Sambódromo do Anhembi. Consagrado pelo público e pela comunidade da Cantareira, o grupo responsável pela abertura da apresentação do Zaca faturou o Prêmio SRzd Carnaval SP de […]

Premiado, coreógrafo da Tucuruvi destaca superação após críticas

3 min de leitura

Carnaval/SP
Uirapuru da Mooca anuncia enredo que irá homenagear Oxóssi

Okê Arô. Rebaixada para o Grupo Especial de Bairros da União das Escolas de Samba Paulistanas (Uesp), a Uirapuru da Mooca definiu o seu enredo para o Carnaval de 2025. Visando dar a volta por cima e retornar ao Anhembi, a agremiação liderada por Sidnei Aguilera levará para a Avenida Eliseu de Almeida, no Butantã, […]

Uirapuru da Mooca anuncia enredo que irá homenagear Oxóssi

2 min de leitura

Carnaval/SP
Ouça os sambas concorrentes da São Lucas para o Carnaval 2025

Disputa de samba. Depois do vice-campeonato no Grupo de Acesso 2 em 2024, a Unidos de São Lucas já trabalha na escolha do hino de seu próximo Carnaval, que será pelo Grupo de Acesso 1. Ijexá é o título do enredo, que pelo segundo ano seguido, será desenvolvido pelo carnavalesco Fernando Dias para o desfile […]

Ouça os sambas concorrentes da São Lucas para o Carnaval 2025

3 min de leitura

Carnaval/SP
Uesp sorteia neste sábado a ordem de desfiles do Carnaval 2025

É hoje. A União das Escolas de Samba Paulistanas, a Uesp, realiza neste sábado (15), o sorteio da ordem dos desfiles para o Carnaval 2025. O evento acontecerá a partir das 13h, com transmissão ao vivo pelo canal da entidade no YouTube. O acesso será restrito às agremiações filiadas, autoridades, convidados e imprensa. “A definição […]

Uesp sorteia neste sábado a ordem de desfiles do Carnaval 2025

2 min de leitura