Acabou! O Carnaval 2025 terminou na Sapucaí, Anhembi e nas várias ruas do Brasil no último final de semana.
Encerrada a festa e guardadas as fantasias, os sambistas iniciaram a semana com uma pergunta: “Falta muito para o Carnaval de 2026?”
Olhando para o calendário, a chamada “Terça-feira Gorda de Carnaval” vai cair em 17 de fevereiro de 2026. Mas, claro que a folia começa antes.
Em São Paulo, Santos e Espírito Santo, os desfiles das agremiações devem acontecer nos dias 6, 7 e 8 de fevereiro.
Entre 13 e 17 de fevereiro as escolas de samba do Grupo Especial e Acesso 1 de São Paulo, e da Série Ouro e Especial do Rio, se apresentarão no Anhembi e na Sapucaí, além dos desfiles de outras divisões em cada praça.
Data fixa?
Vale destacar que o Papa Franciso, que se recupera de uma infecção, abordou em janeiro uma proposta para fixar uma data única para a Páscoa. Se aprovada, impactará o Carnaval.
Atualmente, o Carnaval é celebrado em data móvel, pois depende da Páscoa, que ocorre no primeiro domingo após a primeira lua cheia do equinócio de primavera no hemisfério norte. Isso faz com que a festa aconteça entre fevereiro e março, variando a cada ano.
A proposta do líder religioso de estabelecer uma data fixa para a Páscoa, que surgiu como parte de um esforço ecumênico para unificar a celebração entre católicos, ortodoxos e outras denominações cristãs, pode, indiretamente, padronizar também a data do Carnaval.
Se aceita, a mudança facilitará o planejamento de eventos e viabilizará uma maior previsibilidade para turistas, blocos de rua e toda a indústria do entretenimento.
