Sônia Guajajara, liderança indígena e coordenadora da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil – APIB, confirmou presença no desfile 2022 da X-9 Paulistana. Neste Carnaval, a escola da Zona Norte de São Paulo vai apresentar no Anhembi o enredo “Arapuca Tupi – A reconquista de uma terra sem dono”.
Sônia vem mostrando a força das mulheres ocupando o espaço na sociedade, em especial pela a sua origem ao lado de outras lideranças, que estão à frente das lutas pela ocupação dos indígenas.
A sua trajetória é marcada pela determinação pelos locais por onde já passou. Por esse motivo recebeu homenagens pelo seu trabalho ao lado das lideranças, tendo conquistado diversos prêmios, como a Ordem do Mérito Cultural, a Medalha 18 de Janeiro, a Medalha Honra ao Mérito do governo do estado do Maranhão e vários outros títulos, fortalecendo o movimento indígena pela sua ocupação de igualdade na sociedade.
Sobre o Carnaval 2022 da X-9
O tema desenvolvido pelo carnavalesco Eduardo Félix exaltará a resistência dos povos indígenas. A articulação é feita pela Embaixada Encontro dos Povos, que tem como idealizadora Juma, que é parceira da agremiação. O desfile está previsto para quinta-feira, 21 de abril, pelo Grupo de Acesso 1.
A trilha sonora do desfile leva a assinatura de André Diniz, Cláudio Russo, Arlindo Neto, Márcio André Filho, Marcelo Valença e Léo Rocha. Clique aqui para ouvir.
Leia também:
+ Nota 10! Zulu comenta terça-feira sem apuração do Carnaval de São Paulo
+ Saiba como participar da ala de passistas da Rosas de Ouro
+ Comunidade da Tucuruvi toma as ruas do bairro em mini desfile; veja imagens