Novidade. Uma Central Permanente foi criada pela SPTuris, empresa de turismo e eventos da cidade, para melhorar a coordenação entre as entidades envolvidas com o Carnaval, que atrai cerca de 15 milhões de pessoas anualmente.
Segundo a administração municipal, a ideia é manter um diálogo com todos os envolvidos da festa, sendo eles: bloco de rua, bandas, escolas de samba e entidades carnavalescas.
A partir de agora, a central, que tem como sede o Auditório Bruno Covas, que fica na Rua Boa Vista, 280, 11º andar, está aberta para receber representantes interessados em discutir e apresentar suas demandas.
Já foram agendados encontros com pelo menos 350 blocos que planejam desfilar. Também foram iniciadas conversas com órgãos públicos responsáveis pela segurança, mobilidade, trânsito e saúde.
“Com diálogo e planejamento, vamos garantir uma festa segura, inclusiva e cheia de alegria!”, diz o texto compartilhado na página da SPTuris no Instagram.
Prioridade
A prioridade inicial serão os blocos de rua, que demandam uma atenção maior com relação ao regramento a ser observado. São entidades que defendem a importância dessa manifestação e reconhecem a necessidade do bom relacionamento com a população que prefere não participar.
“São Paulo tem o maior Carnaval do País e nós trabalhamos para realizar uma festa cada vez melhor, com segurança e alegria para todos”, disse o prefeito Ricardo Nunes sobre mais essa aposta da administração municipal para aprimorar a realização da festa na capital.
“Nosso papel é ouvir as necessidades, apresentar as dificuldades e trabalhar para a construção de soluções”, disse o presidente da SPTuris, Gustavo Pires.
Considerado o maior do Brasil em número de participantes e impacto econômico, o Carnaval de São Paulo está entre os principais eventos da cidade. Nos últimos anos houve um crescimento significativo de público, entre moradores e turistas, e nos blocos de rua, o que demanda um trabalho coordenado e antecipado, visando garantir a ocupação do espaço público com o menor incômodo possível.
Importante destacar que esta iniciativa surge em resposta a reclamações de anos anteriores, quando muitas demandas não foram devidamente atendidas pela administração municipal.