Reconhecimento. Em sua 22ª edição, o Troféu Raça Negra, iniciativa da organização não governamental Afrobras e da Universidade Zumbi dos Palmares, premiou, na noite dessa quarta-feira (2O), duas mulheres históricas e líderes do Carnaval de São Paulo.
Solange Cruz, presidente da Mocidade Alegre e Angelina Basílio, da Sociedade Rosas de Ouro foram homenageadas por suas trajetórias de dedicação e preservação da cultura brasileira.
À frente de duas agremiações icônicas do samba paulistano, as duas tem desempenhado um papel fundamental na promoção da arte, da tradição e do legado afro-brasileiro.
A premiação, realizada o feriado da Consciência Negra, celebra a luta pela igualdade racial e homenageia grandes personalidades que fazem a diferença no Brasil e neste ano, teve menção especial a Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência e luta pela liberdade no Brasil e aos 20 anos da Universidade que leva o nome do líder negro.
Considerado como o “Oscar” da comunidade negra, o Trófeu Raça Negra foi instituído no ano 2000 durante as comemorações dos 500 anos de descobrimento do Brasil. Em 2004, a entrega passou a ser anual.
O evento, que exalta a cultura e resistência da população afro-brasileira, aconteceu em uma casa de shows de São Paulo e teve Thiago Oliveira e Rita Batista como mestres de cerimônia.
Péricles e Walmir Borges foram alguns dos artistas que se apresentaram na noite especial. Elisa Lucinda e medalhista olímpica do judô Beatriz Souza também marcaram presença.
+ assista aos vídeos:
