Opinião. Carnavalesco da Mangueira e Vai-Vai, Sidnei França fez uma publicação na rede social X sobre o tema Halloween.
O premiado e respeitado artista, multicampeão do Carnaval de São Paulo, emitiu seu ponto de vista sobre a festa que a cada ano parece ganhar mais adesão no Brasil, inclusive sendo adotada como tema de ensaios de escolas de samba.
“Que ranço desse complexo de vira-latas do brasileiro médio que exalta o Halloween como algo original, autêntico, “alegre”… Desprezando nosso folclore e regionalismos Famílias, colégios (até Escolas de Samba!) e a mídia incentivam uma aculturação desconexa da nossa identidade”, escreveu ele.
Com cinco troféus no Grupo Especial, Sidnei França, que costuma usar a web para se posicionar sobre assuntos variados, começou a ganhar destaque por sua passagem vitoriosa pela Mocidade Alegre entre 2007 e 2016, onde despontou como carnavalesco e participou da conquista de quatro campeonatos com desfiles marcantes.
Antes de chegar na Estação Primeira, onde irá estrear em 2025, passou pela Unidos de Vila Maria em 2017 e fez dois Carnavais na Gaviões da Fiel, em 2018 e 2019. Na Águia de Ouro, atuou por três temporadas e foi vencedor em 2020.
+ veja a publicação:
Famílias, colégios (até Escolas de Samba!) e a mídia incentivam uma aculturação desconexa da nossa identidade 😢
— O Xamã Devorado na Matriarca das Paixões (@SidneiFranca) October 31, 2024